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dc.contributor.advisor1Clenice Griffopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6089761447547891pt_BR
dc.contributor.referee1Gilciney Teodoro Carvalhopt_BR
dc.creatorJane Aparecida Jacy de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T11:42:13Z-
dc.date.available2023-02-08T11:42:13Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49733-
dc.description.resumoO presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Hugo Werneck, localizada na Vila São Jorge/Nova Granada, região oeste de Belo Horizonte. Tratase de um plano de ação direcionado a oito crianças de 6/7 anos, cursando, nesta escola, o 2º ano do 1º ciclo no turno da tarde. Esta proposta justifica-se pela necessidade de reflexão sobre a nossa prática docente no ciclo de alfabetização e de ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos com dificuldade no processo da aquisição da escrita e leitura. Objetivou-se, com este plano de ação, uma intervenção mais individualizada e específica junto a aprendizes ainda no início do ciclo, acompanhados pela professora responsável pela turma, tendo em vista uma maior interação durante o processo. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões e as escolhas metodológicas se inserem na vertente construtivista e sócio-interacionista, com ênfase nas dimensões ativas da aprendizagem da criança e nas hipóteses ou etapas psicogenéticas em seus processos de aquisição da escrita. Também o material didático adotado no trabalho pedagógico proposto se insere na mesma perspectiva, complementado por algumas atividades lúdicas, tais como contação de histórias, relato de histórias vivenciadas, reconto, música e ainda algumas atividades de fixação. A proposta desenvolvida pretendeu oferecer subsídios à perspectiva diagnóstica e preventiva como prática educativa contínua, sobretudo quanto à intervenção mais efetiva, ainda no início do processo de alfabetização, junto a alunos que demonstram maior distanciamento na consolidação de capacidades e competências fundamentais a esse processo, em relação a seus pares de idade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAquisição base alfabéticapt_BR
dc.subjectPerspectiva diagnóstica e preventivapt_BR
dc.titleIntervenção para a aquisição da base alfabética no 2º ano do 1º ciclopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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