Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49733
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Intervenção para a aquisição da base alfabética no 2º ano do 1º ciclo
Autor(es): Jane Aparecida Jacy de Oliveira
Primeiro Orientador: Clenice Griffo
Primeiro membro da banca : Gilciney Teodoro Carvalho
Resumo: O presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Hugo Werneck, localizada na Vila São Jorge/Nova Granada, região oeste de Belo Horizonte. Tratase de um plano de ação direcionado a oito crianças de 6/7 anos, cursando, nesta escola, o 2º ano do 1º ciclo no turno da tarde. Esta proposta justifica-se pela necessidade de reflexão sobre a nossa prática docente no ciclo de alfabetização e de ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos com dificuldade no processo da aquisição da escrita e leitura. Objetivou-se, com este plano de ação, uma intervenção mais individualizada e específica junto a aprendizes ainda no início do ciclo, acompanhados pela professora responsável pela turma, tendo em vista uma maior interação durante o processo. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões e as escolhas metodológicas se inserem na vertente construtivista e sócio-interacionista, com ênfase nas dimensões ativas da aprendizagem da criança e nas hipóteses ou etapas psicogenéticas em seus processos de aquisição da escrita. Também o material didático adotado no trabalho pedagógico proposto se insere na mesma perspectiva, complementado por algumas atividades lúdicas, tais como contação de histórias, relato de histórias vivenciadas, reconto, música e ainda algumas atividades de fixação. A proposta desenvolvida pretendeu oferecer subsídios à perspectiva diagnóstica e preventiva como prática educativa contínua, sobretudo quanto à intervenção mais efetiva, ainda no início do processo de alfabetização, junto a alunos que demonstram maior distanciamento na consolidação de capacidades e competências fundamentais a esse processo, em relação a seus pares de idade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49733
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Intervenção para a aquisição da base alfabética (1)- REVISA.pdf2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons