Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49743
Type: Artigo de Periódico
Title: Apropriação de equipamentos públicos de lazer por usuários de bicicleta: um olhar sobre o Parque Ecológico da Pampulha
Other Titles: The appropriation of public leisure spaces by bicycle users: an analysis of the Pampulha Ecologic Park
Authors: Ludmila Miranda Sartori
Luciano Pereira da Silva
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar a apropriação do Parque Ecológico da Pampulha (PEP) por usuários de bicicletas. Quarenta e nove ciclistas responderam um formulário contendo perguntas que tratavam do perfil, apropriação e opinião a respeito do uso da bicicleta no PEP, na orla da Lagoa da Pampulha e em Belo Horizonte. As questões fechadas foram tratadas por uma análise quantitativa descritiva, enquanto as abertas foram examinadas pela análise de conteúdo. De um modo geral, as respostas apontam para uma percepção positiva dos visitantes em relação à liberação da entrada de bicicletas nos parques e à estrutura do PEP e da orla da Pampulha para se pedalar. Percebe-se que a liberação - além de estar de acordo com a expressividade do ciclismo na região - é uma forma de se democratizar a entrada do parque para aqueles que se apropriam do espaço público através desse instrumento. No entanto, os entrevistados anseiam por mais estruturas na cidade que permitam o uso da bicicleta, indicando o papel do PEP e da orla em permitir seu uso com segurança, uma vez que a insegurança aparece como a principal barreira para o uso da bicicleta em Belo Horizonte.
Abstract: This study investigated the appropriation of the Pampulha Ecologic Park (PEP) by bicycle users. Forty-nine cyclists answered a form, which contained open and closed questions about their profile, appropriation and opinion regarding the bike use in the park, in Pampulha lake’s margins and in Belo Horizonte. The closed questions were analyzed through descriptive statistics, while the content analysis was used for the open ones. In general, the answers indicated a positive perception about the bike entry permission, the PEP and the Pampulha Lake surroundings structure. The results show that the liberation, besides being in line with the bike popularity in the site, can democratize the park entry for those who appropriate the public space through this instrument. However, the cyclists desire more structures changes in the city in order to improve the bicycle use, which indicates the park and the lake role in providing a safe place to cycle, once the lack of safety revealed to be an important barrier to cycle in Belo Horizonte.
Subject: Lazer
Ciclismo
Parques de recreação - Belo Horizonte (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1866
URI: http://hdl.handle.net/1843/49743
Issue Date: Sep-2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1866
metadata.dc.relation.ispartof: Licere: revista do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Apropriacao de equipamentos publicos de lazer por usuarios de bicicleta.pdf3.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.