Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49758
Type: Dissertação
Title: Desenvolvimento de proposta formativa em pensamento computacional na prática docente: o uso do ScratchJr
Authors: Sandra Regina Sanches Ribas
First Advisor: Andréia de Assis Ferreira
First Referee: Santer Alvares de Matos
Second Referee: Antônio José Lopes Alves
Abstract: Esta proposta formativa para professores da Educação Básica, oferece um curso de desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) que permite o uso criativo e crítico da tecnologia, a partir da resolução de problemas e da Aprendizagem Criativa (AC). Para tanto, buscamos desenvolver, aplicar e analisar um curso de formação em PC, a partir da mediação da ferramenta ScratchJr, identificando os níveis de compreensão do conceito de PC por docentes da Rede Municipal de Belo Horizonte (RME-BH) e de elementos do PC presentes em suas práticas pedagógicas, antes e depois da participação no curso, analisando caminhos e instrumentos possíveis para desenvolver o PC, por meio das práticas pedagógicas dos docentes. Nosso tripé teórico utilizou como construtos: competências digitais, PC e Aprendizagem Criativa. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório e como método de investigação qualitativa utilizamos o estudo de caso. Como instrumentos metodológicos, aplicamos questionários e entrevistas on-line, e observação participante. Esta pesquisa se justifica pela sua contribuição na formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola pública, operando a ferramenta ScratchJr, fomentando o desenvolvimento do PC de forma lúdica e acessível, favorecendo o estudante, na amplitude de suas capacidades cognitivas e autorais, tornando-se protagonista do próprio aprendizado e, assim, fortalecendo-o em sua cidadania física e digital. Na caracterização do grupo focal, há uma diversidade na experiência docente dos cursistas, comprovado durante o percurso. Chamou nossa atenção a diversidade de metodologias ativas utilizadas pelos cursistas, com destaque para a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com 18,2%. O ScratchJr não era conhecido pela maioria dos cursistas, mas obteve boa aceitação e desenvolvimento produtivo. A implantação das narrativas neste contexto, utilizando o storyboard, possui a estratégia da versatilidade para qualquer projeto disciplinar e interdisciplinar, trabalhando elementos da AC, STEAM e desenvolvendo habilidades que contemplam o PC. No grupo de oito cursistas, houve sintonia e consonância, trazendo para o processo rica contribuição colaborativa, validando o trabalho em pares e legitimando a metodologia utilizada. Retomando os objetivos deste trabalho, consideramos que o curso pode servir de instrumento de aperfeiçoamento docente no que diz respeito a introdução da programação visual por blocos utilizando o ScratchJr. Conseguimos identificar que o conceito de PC pode ser construído pelos cursistas de forma a criar referências e significado dentro se sua própria prática. Os cursistas, puderam identificar momentos da docência que já dialogavam com o desenvolvimento do PC, desta forma acreditamos que, com o conceito consolidado e domínio de ferramentas, plugadas e desplugadas, que facilite a aquisição desta competência. Neste contexto podemos concluir que respondemos o problema de pesquisa que tratava da associação das práticas pedagógicas desplugadas associadas ao ScratchJr, no desenvolvimento do PC. Estamos desenvolvendo um grupo de articuladores pensando práticas híbridas, plugadas e desplugadas, que envolvam o desenvolvimento do PC, associado a AC e o STEAM, voltados para os anos iniciais do ensino fundamental, mas que também contemplam o “chão baixo”, um dos pressupostos da AC, para quaisquer ciclos estudantis.
Abstract: This training proposal for Basic Education teachers offers a course to develop Computational Thinking (PC) that allows the creative and critical use of technology, based on problem solving and Creative Learning (CA). To this end, we seek to develop, apply and analyze a training course in PC, based on the mediation of the ScratchJr tool, identifying the levels of understanding of the concept of PC by teachers from the Municipal Network of Belo Horizonte (RME-BH) and elements of the PC present in their pedagogical practices, before and after participating in the course, analyzing possible paths and instruments to develop the PC, through the pedagogical practices of teachers. Our theoretical tripod used as constructs: digital competences, PC and Creative Learning. This research has a qualitative approach, with an exploratory character and as a qualitative investigation method we used the case study. As methodological instruments, we applied questionnaires and online interviews, and participant observation. This research is justified by its contribution in the training of teachers of the Initial Years of Elementary School in public schools, operating the ScratchJr tool, promoting the development of the PC in a playful and accessible way, favoring the student, in the breadth of their cognitive and authorial capacities, becoming the protagonist of their own learning and, thus, strengthening them in their physical and digital citizenship. In the characterization of the focus group, there is a diversity in the teaching experience of the course participants, proven during the course. Our attention was drawn to the diversity of active methodologies used by course participants, with emphasis on Project-Based Learning (PBL) with 18.2%. ScratchJr was not known by most course participants, but it had good acceptance and productive development. The implementation of narratives in this context, using the storyboard, has the strategy of versatility for any disciplinary and interdisciplinary project, working with elements of AC, STEAM and developing skills that contemplate the PC. In the group of eight course participants, there was harmony and agreement, bringing a rich collaborative contribution to the process, validating the work in pairs and legitimizing the methodology used. Returning to the objectives of this work, we consider that the course can serve as a teaching improvement instrument regarding the introduction of visual programming by blocks using ScratchJr. We were able to identify that the concept of CP can be constructed by course participants in order to create references and meaning within their own practice. The course participants were able to identify moments of teaching that already dialogued with the development of the PC, in this way we believe that, with the consolidated concept and mastery of tools, plugged and unplugged, that facilitates the acquisition of this competence. In this context, we can conclude that we answered the research problem that dealt with the association of unplugged pedagogical practices associated with ScratchJr, in the development of the PC. We are developing a group of articulators thinking about hybrid, plugged and unplugged practices, which involve the development of the PC, associated with AC and STEAM, aimed at the early years of elementary school, but which also contemplate the "low floor", one of the assumptions of AC, for any student cycles
Subject: Educação
Tecnologia educacional
Solução de problemas
Ensino Fundamental
Linguagem de programação (Computadores)
Aprendizagem
Criatividade (Educação)
Práticas pedagógicas
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49758
Issue Date: 27-Oct-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIBAS_SANDRA_DISSERTAÇÃO_FINAL_UFMG_2022.pdf6.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.