Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49759
Type: Dissertação
Title: “No inicio tive uma sensação de medo”: o exercício da docência em um ambiente socioeducativo – trajetórias de vida-formação-docência
Other Titles: “In the beginning i had a sensation of fear”: the practice of teaching in a socio-educational environment – life-training-teaching trajectories
Authors: Fernando Miranda Arraz
First Advisor: Claudia Starling Bosco
First Referee: Ana Maria Alves Saraiva
Second Referee: Jónata Ferreira de Moura
Third Referee: Claudia Regina de Oliveira Vaz Torres
Abstract: Realizar uma pesquisa com a temática da atuação docente em um ambiente de privação de liberdade, não é uma tarefa simples, pois além de envolver a realidade escolar, envolve também um ambiente de segurança e com todas as suas particularidades. Este estudo trata da prática docente no interior de uma unidade socioeducativa de internação provisória. A referida pesquisa tem como objetivo analisar por meio das histórias de vida-formação-docência os sentidos das experiências atribuídas por professoras que atuam em um ambiente socioeducativo de internação provisória com adolescentes/jovens que se encontram privados de liberdade. Neste estudo, considera-se a educação como prática da liberdade, também reconhecida como um ato político de conscientização e humanização (Freire, 2007, 1999, 1997). Os estudos de Tardif (2016), Gauthier et. al (2006 e 2013) e Perrenoud (1999 e 2002) nos ajudaram a pensar a prática docente como um trabalho interativo em que a investigação da ação docente é essencial para o reconhecimento da importância do papel do professor. Para discorrer sobre a docência em ambientes de privação de liberdade, nos embasamos nos estudos de Onofre (2013) e Silva (2017). Este estudo ancora-se na Pesquisa (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações de temporalidade e situações consigo mesmo e com aqueles com quem interage, possibilitando o posicionamento dos docentes frente as suas trajetórias de vida-formação-docência. Utilizamos como dispositivo de produção de dados a Entrevista Narrativa (EN), o qual propõe um momento de autorreflexão, quando a história de vida-formação-docência passa a se ressignificar, trazendo à tona pela própria linguagem e, por meio dela, processar novamente as experiências vivenciadas, como uma chance de resposta para si. Para compreensão das fontes de pesquisa, nos baseamos em Souza (2014) por meio da compreensão-interpretação em três fase: tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, compreendendo o que ele chama de pré-análise, leitura temática e leitura interpretativa. Os resultados evidenciam que a profissão docente, nesse espaço de privação de liberdade, assume o desafio de fazer com que o adolescente/jovem que se encontra acautelado, consiga perceber que sua aprendizagem está, para além da arquitetura rígida, fria e contraditória imposta pelo aprisionamento, imbricada a uma formação mais sólida e crítica, visando uma educação libertadora. Como recurso educativo elaboramos um Projeto de Extensão em parceria com o Grupo de Pesquisa LapenSi baseadas na Pesquisa (auto)biográfica, proporcionando um espaço de discussão, produção e socialização de Casos de Ensino, evidenciando as experiências formativas e docentes de professores(as) e de futuros professores(as), em diferentes níveis, modalidades de ensino e contextos, debatendo a formação inicial de professores, o exercício da docência em diferentes contextos e suas práticas pedagógicas e as discussões acerca das políticas educacionais.
Abstract: Carrying out a research with the theme of teaching performance in an environment of deprivation of liberty is not a simple task, because in addition to involving the school reality, it also involves a safe environment with all its particularities. This study deals with the teaching practice within a socio-educational unit of provisional detention. This research aims to analyze, through life-training-teaching stories, the meanings of the experiences attributed by teachers who work in a socio-educational environment of provisional detention with adolescents/young people who are deprived of liberty. In this study, education is considered as a practice of freedom, also recognized as a political act of awareness and humanization (Freire, 2007, 1999, 1997). Studies by Tardif (2016), Gauthier et. al (2006 and 2013) and Perrenoud (1999 and 2002) helped us to think of teaching practice as an interactive work in which the investigation of teaching action is essential for recognizing the importance of the teacher's role. To discuss teaching in deprivation of liberty environments, we base ourselves on studies by Onofre (2013) and Silva (2017). This study is anchored in (auto)biographical Research, since those who narrate their own lives, by narrating, establish relationships of temporality and situations with themselves and with those with whom they interact, enabling teachers to position themselves in relation to their life-training trajectories -teaching. We used the Narrative Interview (EN) as a data production device, which proposes a moment of self-reflection, when the story of life-training-teaching begins to re-signify itself, bringing to light through the language itself and, through it, processing again the lived experiences, as a chance to answer for themselves. To understand the research sources, we based ourselves on Souza (2014) through the understanding-interpretation in three phases: time to remember, narrate and reflect on the experience, understanding what he calls pre-analysis, thematic reading and interpretive reading. Through the narratives, the teaching profession, in this space of deprivation of liberty, assumes the challenge of making the teenager who is cautious, able to realize that his learning is, beyond the rigid, cold and contradictory architecture imposed by imprisonment, intertwined with a more solid and critical education, aiming at a liberating education. As an educational resource, we developed an Extension Project in partnership with the LapenSi Research Group based on (auto)biographical Research, providing a space for discussion, production and socialization of Teaching Cases, highlighting the training and teaching experiences of teachers and of future teachers, at different levels, teaching modalities and contexts, debating the initial training of teachers, the exercise of teaching in different contexts and their pedagogical practices and discussions about educational policies.
Subject: Educação
Professores - Formação
Professores - Ambiente de trabalho
Professores - Autobiografia
Didática
Serviço social com a juventude
Jovens - Assistência em instituições
Adolescentes - Assistência em instituições
Medidas socioeducativas - Aspectos educacionais
Reformatórios - Escolas
Prisões - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49759
Issue Date: 20-Dec-2022
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