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Tipo: Dissertação
Título: Experiências com a produção de textos multimodais por crianças de 4 e 5 anos no espaço doméstico
Autor(es): Walquiria Almeida de Jesus
primer Tutor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
primer Co-tutor: Mônica Daisy Vieira Araujo
primer miembro del tribunal : Ana Carolina Perrusi Alves Brandão
Segundo miembro del tribunal: Sara Mourão Monteiro
Tercer miembro del tribunal: Ana Paula Pedersoli Pereira
Cuarto miembro del tribunal: Valéria Barbosa de Resende
Resumen: As crianças são seres sociais multimodais, e pesquisas nacionais e internacionais indicam que aquelas muito pequenas participam de uma ampla gama de comunicações diárias mediadas digitalmente e em práticas de letramento. Neste contexto, produzem diferentes textos multimodais, configurando a comunicação como um evento multimodal, que agrega diversos modos e recursos semióticos, independentemente do meio pela qual ela se realize, oral ou escrita, manuscrita, impressa ou digital. Considerando essa problematização, o objetivo geral da pesquisa foi investigar elementos que repercutem no processo de realização das atividades escolares feitas por crianças de 4 e 5 anos de idade, envolvendo recursos multimodais, no espaço doméstico. Buscou-se aprofundar a questão, a partir do objetivo específico de compreender como se dá o engajamento das crianças, os conhecimentos digitais que mobilizam, as soluções que encontram, as linguagens que escolhem. Um objetivo secundário foi verificar como a família se mobiliza para mediar a realização das atividades e como percebe o desempenho das crianças. A investigação dialogou com estudos sobre as relações entre crianças, tecnologia e famílias, letramento digital de crianças, sobre multimodalidade, além de pesquisas acerca da relação de crianças com a cultura escrita digital, e analisou documentos oficiais. Essa pesquisa, realizada durante o período de pandemia da COVID-19, aplicou uma metodologia qualitativa, cujas estratégias foram organizadas em torno de um livro de literatura, por meio do qual eram propostas, às crianças, atividades que envolviam a utilização de recursos semióticos, como desenho, escrita, produção de vídeos para divulgação, contação de história, invenção de novos personagens, produção de objetos, entre outros, possibilitando às crianças e suas famílias partilharem e trocarem ideias. Foram utilizadas a observação participante e entrevistas semiestruturadas com as crianças e as famílias. Os principais resultados destacam os modos como as crianças construíram suas estratégias para a produção das atividades e demonstraram sua atuação ativa, criativa e seu protagonismo em cada modo de criação: gestos e comportamentos, entonações, registros verbais, desenhos, produção de artefatos. Para várias crianças, a participação das famílias contribuiu para obter recursos, desenvolver as atividades e estimulá-las. Verificar suas apropriações nos permitiu conhecer como pensam, como constroem sentidos com diferentes recursos semióticos, evidenciando a necessidade de que suas vozes sejam atentamente ouvidas.
Abstract: Children are multimodal social beings, and national and international research indicates that very young children participate in a wide range of daily digitally mediated communications and literacy practices. In this context, they produce different multimodal texts, establishing the communication as a multimodal event that assembles diverse semiotic ways and resources, regardless of the means used: oral or written, handwritten, printed, or digital. Considering this issue, the main objective of this research was to investigate elements that reverberate when 4 to 5-year-old children carry out school activities involving multimodal resources in their households. We have deepened the issue from the specific objective of understanding how children’s engagement takes place, the digital knowledge they use, the solutions they find, and the languages they choose. A secondary objective was to check how family members mediate these activities and how they perceive children’s performances. The investigation dialogued with studies on the relationships between children, technology, and families, children’s digital literacy, multimodality, children’s relationship with digital written culture, and official documents, among others. The research, conducted during the COVID-19 pandemic, is a qualitative methodology organized around a reading book that proposed activities to the children involving the use of semiotic resources such as drawing, writing, video production, storytelling, creation of new characters, production of objects, etc., allowing children and their families to share and exchange ideas. We conducted semi-structured interviews with the children and families, and participant observation. The main results showed the ways children build their strategies to produce the activities, show their active and creative actions, and their protagonism in each creation: gestures, behaviors, intonations, verbal records, drawings, production of artifacts, etc. To many children, the ways families participated have contributed to raising resources, developing the activities, and stimulating them to develop the activities. Analyzing their appropriations has allowed us to know how they think, and how they build senses with different semiotic resources, indicating the need to listen carefully to their voices.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49760
Fecha del documento: 28-nov-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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