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dc.contributor.advisor1Luciana Macedo de Resendept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481129561811234pt_BR
dc.creatorDayanna Apolinário Diniz, Débora Marques de Miranda, Ana Lívia Libardi Bertachini, Luciana Macedo Resende.pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1553950712569569pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T13:48:01Z-
dc.date.available2023-02-08T13:48:01Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49761-
dc.description.resumoO implante coclear (IC) é um dispositivo indicado na reabilitação das perdas auditivas de grau severo a profundo. A colocação dentro do período sensível favorece o desenvolvimento da audição e linguagem. O desafio é entender como esse mecanismo ativa regiões corticais específicas do cérebro semelhantes à audição normal. Devido a isso, a espectroscopia de luz próxima ao infravermelho (NIRS) surge como uma possível ferramenta de neuroimagem que avalia o desenvolvimento cortical de crianças implantadas. Objetivo: Investigar a resposta de imagem molecular em uma criança surda com implante coclear em comparação a crianças ouvintes de mesma idade auditiva. Avaliar desfechos de desempenho de linguagem e auditivo de crianças implantadas em relação ao tempo e modo de uso dos dispositivos e condições relacionadas à reabilitação fonoaudiológica. Métodos: Dois estudos distintos foram realizados, sendo um estudo de caso comparativo entre uma criança de 4 anos, com perda auditiva neurossensorial profunda, que realizou com 1 ano e 5 meses ativação do implante coclear e registro da NIRS e três crianças ouvintes da mesma idade auditiva, e o outro um estudo transversal com a análise de uma população pediátrica implantada em um serviço público. Nesse estudo foi verificado o contexto clínico fonoaudiológico associado a características audiológicas de 86 crianças. Resultados: Não foram encontradas diferenças estatísticas entre ativação cortical da criança implantada com crianças ouvintes de mesma idade auditiva. Observou evolução da percepção auditiva e de linguagem da criança implantada após uso do implante avaliado por meio de protocolos. Foi observado no segundo estudo que quanto maior o tempo de uso do IC, maior a pontuação dos questionários e maior a categoria auditiva e de linguagem em que as crianças se encontram. Conclusão: Observou-se a evolução das respostas auditivas evidenciando a maturação cortical após a ativação do implante coclear visto na imagem molecular, concomitante ao uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e à fonoterapia. Observou-se que a NIRS é uma técnica de neuroimagem capaz de registrar as mudanças corticais em crianças com e sem implante, sendo uma ferramenta promissora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaudiçãopt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectplasticidade neuronalpt_BR
dc.subjectimplante coclearpt_BR
dc.subjectNIRSpt_BR
dc.subject.otherAudiçãopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento da Linguagempt_BR
dc.subject.otherPlasticidade Neuronalpt_BR
dc.subject.otherImplante Coclearpt_BR
dc.subject.otherEspectroscopia de Luz Próxima ao Infravermelhopt_BR
dc.titleDesenvolvimento auditivo em crianças surdas usuárias de Implante Coclearpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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