Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49767
Type: Tese
Title: Novos sintomas dos adolescentes e jovens na educação: tentativa de suicídio e atos de autoagressão
Authors: Marina da Cunha Pinto Colares
First Advisor: Ana Lydia Bezerra Santiago
Abstract: O suicídio entrou em pauta nos últimos anos, a partir do aumento do índice não só no Brasil, como no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 800 mil pessoas morreram por essa condição no último ano. A faixa etária que mais se destaca em relação ao suicídio é a de jovens entre 15 e 29 anos. Atualmente, as instituições de ensino têm se tornado palco de exibição do sofrimento dos jovens e adolescentes. Eles apresentam a intenção de se suicidarem, e os corpos cortados ou atos de autoagressão acontecem de variadas formas. Para a surpresa de professores, gestores e colegas, na maioria das vezes, tais práticas são exibidas nos espaços físicos das escolas e das universidades. O objetivo geral desta pesquisa é analisar modos de intervenção nos casos e no ambiente educacional diante da tentativa de suicídio e de atos de autoagressão realizados por adolescentes e jovens. A metodologia utilizada é a Conversação e as Entrevistas Clínicas de Orientação Psicanalítica, que consistem em um mecanismo criado pelo psicanalista Jacques-Alain Miller. A Conversação trata de fazer a oferta da palavra para um grupo de pares que se identifiquem entre si a fim de discorrer sobre uma questão sintomática apontada por eles. Enquanto isso, as Entrevistas Clínicas de Orientação Psicanalítica contribuem para a produção de um saber sobre o sujeito, a partir dele próprio, o que possibilita localizar sua posição na vida. Os resultados encontrados foram que a oferta da palavra tem se revelado um operador capaz de facilitar o resgate daquilo que, do desejo para cada um, de uma maneira singular, se conecta e privilegia os laços com a vida. Concluiu-se ser fundamental ter um espaço de acolhimento ofertado pelas instituições de ensino fundamental e superior aos endereçamentos que alguns alunos fazem de seu sofrimento para falar desse mal-estar. Ademais, utilizar as metodologias da pesquisa-intervenção da psicanálise não só compreende e apresenta tal fenômeno, como também proporciona aos analistas e educadores uma posição ética, fazendo com que tais operadores se mobilizem sobre os casos, a fim de que os jovens não morram ou possam, minimamente, elaborar o sofrimento e a angústia, buscando caminhos e respostas ligadas à vida. É possível também colocar-se em movimento diante de um jovem ou adolescente que faz aparecer o seu desespero, em vez de ficar paralisado diante da angústia que o ato transmite.
Abstract: Suicide has come into the spotlight recently due to the increase in suicide rates, not only in Brazil but also worldwide. According to the World Health Organization, 800,000 people died by suicide last year. When it comes to suicide, the age group that stands out the most is young people 15-29 years of age. Nowadays, educational institutions have become stages for displaying the suffering of young people and adolescents.They feature suicidal intent and severed bodies or acts of self-aggression in a variety of ways.To the surprise of teachers, managers, and colleagues, these acts are often practiced and displayed in the physical spaces of schools and universities.The general objective of this research is to analyze ways to intervene in cases of attempted suicide and acts of self-injury carried out by adolescents and young people in the educational environment.The methodology used is (Psychoanalytically) Conversation and Psycho- analytically Oriented Clinical Interviews, which consists of a mechanism created by the psychoanalyst Jacques-Alain Miller. The Conversation is about giving the floor to a group of peers who identify with each other to discuss a symptomatic issue they have pointed out. On the other hand, Psychoanalytically-oriented Clinical Interviews contribute to the production of knowledge about an individual, starting from themselves that makes it possible to locate their position in life. The results found that giving the word (to peers) has revealed itself to be an operator capable of facilitating the rescue of that which, from the desire for each one, in a singular way, connects and privileges the bonds with life. It was concluded that it is fundamental to have a welcoming space offered by primary and higher education institutions to the addresses that some students make of their suffering to talk about this discomfort. In addition to that, using the research-intervention methodologies of psychoanalysis not only understands and p resents such a phenomenon, but it also provides analysts and educators with an ethical position and makes such operators mobilize themselves on the cases. As a result, young people do not die or can, at least, work through suffering and anguish, seeking paths and answers linked to life. It is also possible to put yourself in motion in front of a young person or teenager who makes your despair appear instead of being paralyzed and facing the anguish that the act displays.
Subject: Educação
Suicídio - Aspectos educacionais
Escolas - Prevenção do suicídio
Ambiente escolar - Prevenção do suicídio
Psicanálise e educação
Violência escolar
Psicologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49767
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE REVISADA.pdfNOVOS SINTOMAS DOS ADOLESCENTES E JOVENS NA EDUCAÇÃO: tentativa de suicídio e atos de autoagressão3.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.