Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPatrick Costa Ribeiro Silvapt_BR
dc.creatorNádia Fernanda Schimitt Marinhopt_BR
dc.creatorWelisney Soares de Britopt_BR
dc.creatorNara Estefânia da Costapt_BR
dc.creatorRodolfo Novellino Bendapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-09T12:18:09Z-
dc.date.available2023-02-09T12:18:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage11pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2903pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49796-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar o desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada. A amostra foi constituída por 40 crianças de ambos os sexos com idade entre 8 e 10 anos, estudantes de uma escola privada de Belo Horizonte. Os grupos foram divididos em crianças participantes de alguma prática esportiva orientada adicional (PEA) e crianças que não participavam de nenhuma prática esportiva orientada além de aulas de educação física (GC). O desempenho em habilidades básicas foi avaliado por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). As medidas usadas foram o quociente motor amplo, escore bruto das habilidades locomotoras e manipulativas e análise qualitativa. Uma anamnese foi aplicada junto aos pais contendo perguntas sobre a rotina das crianças, tipos de lugares que costumavam frequentar no tempo livre; tempo aproximado que faziam uso de brincadeiras, tempo aproximado que costumavam fazer uso de aparelhos e jogos eletrônicos em dias úteis, classe socioeconômica da família e se participavam ou não de alguma prática esportiva orientada. Observou-se superioridade do grupo PEA sobre o grupo GC em todas as medidas do TGMD-2. O conjunto dos resultados permite concluir que o envolvimento de crianças com prática esportiva orientada pode contribuir com o processo de desenvolvimento motor.pt_BR
dc.description.resumoThe present study aimed to analyze the motor performance in basic skills of children participants and nonparticipants of oriented sport practice. The sample consisted of 40 children of both sexes aged between 8 and 10 years, students from a private school in Belo Horizonte. The groups were set into children that participated in some additional oriented sport practice (PEA) and children who did not participate in any oriented practice of sport besides physical education classes (GC). Performance in basic skills was assessed by the Test of Gross Motor Development (TGMD-2). The used measures were gross motor quotient, raw score of locomotor and object control subtests, and descriptive ratings. An anamnesis was applied to parents with questions about children’s routine, kinds of places they go in their free time; time they play; time using electronic games; family socioeconomic level; and if the child participated or not in some oriented sport practice. A superiority of PEA group upon GC in all TGMD-2 measures was observed. In general, results show that the involvement of children with oriented sport practice can contribute to the motor development process.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of Physical Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectMotor developmentpt_BR
dc.subjectPracticept_BR
dc.subject.otherEsportespt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.subject.otherEsportes infantispt_BR
dc.subject.otherAptidão fisica em criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação fisica para criançaspt_BR
dc.titleMotor performance in basic skills of children participants and nonparticipants of oriented sport practicept_BR
dc.title.alternativeDesempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/jpe/a/Dq94jNFDTdWwxkTckHGFbQc/abstract/?lang=ptpt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-9785-8323pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Motor performance in basic skills of children.pdf322.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.