Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49870
Type: Artigo de Periódico
Title: Territórios da cozinha sob a ótica de empregadas domésticas
Other Titles: Kitchen territories under domestic employees’ point of view
Authors: Felipe Gouvêa Pena
Luiz Alex Silva Saraiva
Abstract: As cozinhas domésticas recentemente têm sido ressignificadas, em razão de aspectos arquitetônicos e midiáticos que lhes destinam a função de espetacularização da preparação de alimentos, silenciando sobre diversas dimensões associadas ao cozinhar. Para problematizar este quadro, o objetivo aqui é identificar e analisar os territórios da cozinha sob a ótica de empregadas domésticas, o que foi feito por meio do método indutivo com base em um estudo qualitativo de caráter descritivo, no qual foi usada a fotoelicitação para a coleta de dados e a análise do discurso para tratar das falas de empregadas domésticas. Osprincipais resultados sugerem territórios marcados em razão de diferentes elementos. Encontramos diferentes formas de apropriação e diferentes argumentos que as sustentam, como a “cozinha de verdade”, em que cozinhar se relaciona a uma obrigação, e a um cotidiano muitas vezes de melancolia e tristeza; a “cozinha moderna” como espaço de statussocial e distinção; a “cozinha bem montada” enquanto espaço de prazer e alegria; e a “cozinha como vitrine”, possibilitando a autopromoção por meio da exposição. As empregadas domésticas buscaram se afastar de algumas imagens e se aproximar de outras, como se tentassem compreender qual o território que se assemelhava às suas vivências e seus desejos. As principais implicações do estudo apontam a necessidade de politizar espaços aparentemente neutros, tais como a cozinha, e encará-los também sob a ótica de produção social de desigualdades de raça, sexo e trabalho, ampliando os diálogos da interseccionalidade no campo dos Estudos Organizacionais.
Abstract: Domestic kitchens have recently been renamed in terms of architectural and mediatic aspects that assign the show of food preparation, silencing several dimensions associated with cooking. To discuss this framework, our objective is to identify and analyze kitchen territories under the domestic servants’ perspective. Starting from a structural epistemology, this research study was conducted using inductive method based on a qualitative and descriptive approach, in which photo elicitation data were collected and discourse analysis used to deal with maids’ speeches. Main results suggest territories marked by different elements. We found different forms of appropriation and different arguments that support them, such as “real kitchen”, in which cooking is related to an obligation, and to an often melancholic and sad daily life; “modern kitchen” as a space of social status and distinction; “well-assembled kitchen” as a space of pleasure and joy; and “kitchen as a showcase”, enabling self-promotion through the exhibition. Domestic servants sought to move away from some images and approach others, as if trying to understand which territory resembled their experiences and desires. Main implications suggest politicize seemingly neutral spaces, such as the kitchen, also perceive them from the point of view of social production of race, sex and work inequalities, highlighting dialogues of intersectionality in Organizational Studies field.
Subject: Empregadas domésticas
Cozinhas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v0i0.1382
URI: http://hdl.handle.net/1843/49870
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://openaccesspublications.org/index.php/rgsa/article/view/1382/pdf
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERRITÓRIOS DA COZINHA SOB A ÓTICA DE EMPREGADAS DOMÉSTICA.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.