Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guilherme Menezes Lagept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7291980478992375pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fausto Borém de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Edson Queiroz de Andradept_BR
dc.contributor.referee2Maicon Rodrigues Albuquerquept_BR
dc.contributor.referee3Sonia Marta Rodrigues Raymundopt_BR
dc.contributor.referee4Lidiane Aparecida Fernandespt_BR
dc.creatorLeonardo Lopespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047116773559475pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T14:28:51Z-
dc.date.available2023-02-10T14:28:51Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49873-
dc.description.abstractGiven the intricate nature of the movements responsible for performance on the acoustical double bass, this study aimed to investigate the level of performance and mental workload generated in the execution of four musical excerpts with different technical demands on this instrument. The excerpts covered represent the following conditions: (1) pressure of the bow on the string in fortissimo; (2) string crossing; (3) quick alternation between arco and pizzicato; (4) location of target notes. Each excerpt was performed by the same subject using two different techniques, one of which was preferred and the other non-preferred. Excerpts 1, 2 and 3 were performed: (a) using the French bow; (b) using the German bow. The fourth excerpt was performed: (a) using visual references to control pitch; (b) no visual references. From the audio performance record, performance measures were extracted with the aid of Sonic Visualiser Software. Mental workload indices were obtained from electroencephalographic measurements (EEG). The results found partially confirm the hypotheses of the study. The performance with the preferred technique obtained better motor performance in the excerpts referring to bow pressure on the string, string crossing and quick alternation between bow and pizzicato. The subjects who prefer handling the French bow model performed better in the excerpts referring to the crossing of strings and the quick alternation between bow and pizzicato. In cognitive measures, the preferred technique resulted in a lower rate of Engagement in the quick alternation between arco and pizzicato. A lower Workload index was also found in the pressure of the bow on the string. The performance of the excerpt referring to the pressure of the bow on the string showed a lower Δ Workload among the subjects who have the German bow handling as their preferred technique and a lower Δ Engagement among the subjects who prefer the French bow handling. In general, the results indicated different indices of performance and mental workload generated during performance with the German and French bow models. Analyzes involving the use of visual references to control pitch did not show significant results. These findings are discussed in terms of the movement characteristics of each technique and the cognitive processing involved during performance.pt_BR
dc.description.resumoDiante da natureza multifacetada dos movimentos responsáveis pela performance no contrabaixo acústico, este estudo teve como principal objetivo investigar o nível de desempenho e de esforço cognitivo gerado na performance de quatro excertos musicais com demandas técnicas distintas nesse instrumento. Os excertos abordados representam as seguintes condições: (1) pressão do arco sobre a corda em fortissimo; (2) cruzamento de cordas; (3) alternância rápida entre arco e pizzicato; (4) localização de notas-alvo. Cada excerto foi realizado pelo mesmo sujeito utilizando duas técnicas diferentes, sendo uma delas preferida e outra não preferida. Os excertos 1, 2 e 3 foram realizados: (a) utilizando o modelo de arco francês; (b) utilizando o modelo de arco alemão. O quarto excerto foi realizado: (a) utilizando referências visuais para controlar a afinação; (b) sem referências visuais. A partir do registro da performance em áudio, medidas de desempenho foram extraídas com o auxílio do Software Sonic Visualiser. Os índices de esforço cognitivo foram obtidos a partir de medidas eletroencefalográficas (EEG). Os resultados encontrados confirmam parcialmente as hipóteses do estudo. A performance com a técnica preferida obteve melhor desempenho motor nos excertos referentes a pressão do arco sobre a corda, cruzamento de cordas e alternância rápida entre arco e pizzicato. Os sujeitos que preferem o manuseio do modelo de arco francês obtiveram melhor desempenho nos excertos referentes ao cruzamento de cordas e à alternância rápida entre arco e pizzicato. Nas medidas cognitivas, a técnica preferida implicou em menor índice de Engajamento na alternância rápida entre arco e pizzicato. Também foi encontrado menor índice de Workload na pressão do arco sobre a corda. A performance do excerto referente à pressão do arco sobre a corda apresentou menor Δ Workload entre os sujeitos que têm como técnica preferida o manuseio do arco alemão e menor Δ Engajamento entre os sujeitos que preferem o manuseio do arco francês. De maneira geral, os resultados indicaram índices distintos de desempenho e de esforço cognitivo gerado durante a performance com os modelos de arco alemão e francês. As análises envolvendo o uso de referências visuais para o controle da afinação não apresentaram resultados significativos. Esses achados são discutidos em termos das características dos movimentos de cada técnica e do processamento cognitivo envolvido durante a performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContrabaixo acústicopt_BR
dc.subjectAnálise do desempenhopt_BR
dc.subjectEsforço cognitivo na performance musicalpt_BR
dc.subjectModelos de arco alemão e francêspt_BR
dc.subjectControle da afinação no contrabaixo acústicopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Tesespt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherContrabaixopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Execuçãopt_BR
dc.titleAnálise do desempenho e do esforço cognitivo gerado na performance de quatro excertos com demandas técnicas distintas no contrabaixopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of performance and mental workload generated in the execution of four excerpts with different technical demands in the double basspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.