Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Pedrosa de Páduapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610378006356240pt_BR
dc.contributor.referee1Lenine Alves dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Mauro Camilo de Chantal Santospt_BR
dc.creatorCaroline dos Santos Perespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522210315217955pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T15:00:25Z-
dc.date.available2023-02-10T15:00:25Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49879-
dc.description.abstractThis dissertation aims to elaborate a catalog of songs for voice and piano by the composer Frederico Richter (1932), as well as to approach his stylistic and idiomatic characteristics, his compositional phases, and his trajectory as a composer. Richter is originally from Novo Hamburgo in Rio Grande do Sul, and has a vast compositional production in which voice and piano songs play a central role. Altogether, 563 songs for voice and piano were found amidst registries and scores. After the text containing updates on his biographical data and his trajectory, this work also includes an analysis of the cycle Três Canções Sobre Uma Série, written in dodecaphonic language and considered by the author a work of great importance in his portfolio. The analysis of the songs has the goal of presenting their main musical and poetic characteristics and their interrelations in the construction of the interpretation of the work. These analyses were made with the intent of forming a spectrum of information that will serve as a guide and inspiration for the performer in the search for technical and interpretative solutions. For the elaboration of the catalog, we based ourselves on the Guide to the Brazilian Song of the Research Group Rescue of the Brazilian Song and also on a bibliography in the area of librarianship and archivology, in order to organize the titles in a systematic and objective way. The catalog presents a catalographic card for each of the briefly analyzed songs, organized in chronological order containing information such as poem author, year, dedication, vocal range, edition, and manuscript, among others. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo elaborar um catálogo de obras das canções para canto e piano do compositor Frederico Richter (1932), bem como abordar algumas características estilísticas e idiomáticas de sua escrita, suas fases composicionais e sua trajetória como compositor. Richter é natural de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul e possui uma vasta produção composicional na qual as canções para canto e piano ocupam um papel central. Ao todo foram encontradas, entre registros e partituras, 563 canções para canto e piano. Após o texto que contem atualizações dos dados biográficos de Richter e da sua trajetória como compositor, o trabalho traz também a análise do ciclo Três Canções Sobre Uma Série, escrito em linguagem dodecafônica e considerado obra de grande importância em seu portifólio. A análise das canções tem como objetivo apresentar suas principais características musicais e poéticas e suas inter-relações na construção da interpretação da obra, de maneira a formar um leque de informações que sirvam de guia e inspiração para o performer na busca de soluções técnicas e interpretativas. Para a elaboração do catálogo, nos baseamos no Guia da Canção Brasileira do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira e nos apoiamos também em uma bibliografia na área da biblioteconomia e da arquivologia, com o intuito de organizar esses títulos de maneira sistemática e objetiva. O catálogo apresenta uma ficha catalográfica para cada uma das canções que foram brevemente analisadas e organizadas em ordem cronológica contendo informações como autor do poema, ano, dedicatória, extensão vocal, edição, manuscrito, entre outras. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFrederico Richterpt_BR
dc.subjectCatálogo de Cançõespt_BR
dc.subjectCanção de Câmara Brasileirapt_BR
dc.subjectCanções para Canto e Pianopt_BR
dc.subjectCanção Dodecafônicapt_BR
dc.subjectPerformance Musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Tesespt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica para canto e pianopt_BR
dc.subject.otherMúsica de câmara - Brasilpt_BR
dc.subject.otherRichter, Frederico, 1931 -pt_BR
dc.subject.otherMúsica - Catálogos temáticospt_BR
dc.titleAs canções para canto e piano de Frederico Richter: catalogação, dados biográficos do compositor e aspectos de performance do ciclo dodecafônico Três canções sobre uma sériept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Caroline Peres CORRIGIDA.pdfDissertação Mestrado Caroline Peres13.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons