Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49888
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação especial: avaliação dos alunos com deficiência, conceitos e possibilidades
Autor(es): Maria Aparecida Lage de Almeida Freitas
Primeiro Orientador: Denise França Stehling
Primeiro membro da banca : Charles Moreira Cunha
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira situada em Belo Horizonte, na barragem Santa Lúcia, morro do Papagaio. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Este trabalho pretende construir breve resumo da evolução das politicas públicas de educação especial e analisar as práticas e instrumentos avaliativos aplicados na escola. Busca também pesquisar e analisar a implementação de propostas inovadoras e que oportunizem possibilidades e alternativas ao processo de ensino aprendizagem dos alunos deficientes. Ao final aponta-se que o principal papel da avaliação é mostrar a indicação de conteúdos ou processos ainda não apreendidos pelo aluno, quer com deficiência ou não, e que devem ser retomados no processo de ensinar, entendendo que as informações obtidas permitem um novo direcionamento do planejamento pedagógico do professor.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49888
Data do documento: 1-Ago-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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