Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49889
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Angélica Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2065122555440474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Maria das Graças Camargos Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T15:30:03Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T15:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49889 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho parte de um problema atual, que há anos vem abalando a organização da escola: que é a ineficiência das relações humanas, uma vez que, os envolvidos na educação, quase sempre, não estão sintonizados em um mesmo propósito e falta engajamento e entusiasmo para atingirem objetivos. Numa perspectiva de mudança, o gestor democrático busca coordenar as relações entre os diversos segmentos, para que seja alcançada a tão desejada excelência da educação. Assim, partindo do objetivo maior da escola que é a aprendizagem do aluno, procura-se despertar o interesse para uma organização dinâmica e eficiente entre professores, supervisores, gestores, família e comunidade escolar. Somente através de uma nova cultura de planejamento, de uma organização séria para se atingir metas comuns e alcançáveis, sob uma coordenação competente é que se pode atingir, através deste trabalho, grandes conquistas e crescimento de uma escola. O objetivo principal deste trabalho é observar e analisar a realidade escolar, debruçado em uma literatura que também nos alerta para essa preocupação, de forma que as mudanças sejam a favor da melhoria da educação e da vida de toda a sociedade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Relações humanas | pt_BR |
dc.subject | Gestor democrático | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Excelência da educação | pt_BR |
dc.title | A atuação do gestor democrático em função da educação de qualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MARIA_DAS_GRACAS_CAMARGOS_SILVA.pdf | 231.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License