Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49893
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dc.contributor.advisor1Mírian Queiroz de Souza Danielpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388937786620369pt_BR
dc.creatorRegina Lúcia Faria de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T15:38:23Z-
dc.date.available2023-02-10T15:38:23Z-
dc.date.issued2011-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49893-
dc.description.resumoEste estudo deseja refletir sobre conceitos referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua importância diante de uma gestão democrática visando a interação da família e escola. A parceria entre pais e a instituição de ensino demanda prudência, estudo, compreensão e acima de tudo, interação por parte dos gestores, por este motivo podemos afirmar que é de extrema relevância que se dedique atenção na elaboração do PPP, pois é a partir deste e de acordo com seus conceitos que esta parceria deve ser estabelecida. A finalidade é que essa parceria se edifique através de uma mediação projetada e consciente, em que a instituição escolar consiga esquematizar ambientes de reflexão, conhecimentos e sugestões com o grupo de envolvidos com o processo educativo, incluindo, no entanto, família e escola constituindo, principalmente, o elo entre as duas instituições. A compreensão do processo de elaboração do PPP numa gestão democrática visando construir uma interação com a família é o principal objetivo dessa análise crítica. Ao buscar compreender os principais elementos que interagem na relação família-escola avançamos na compreensão de elementos que confluem na qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos-sujeitos. Este estudo nos coloca frente aos desafios das funções da escola num mundo contemporâneo assim como aos desafios que cabem às famílias, que teem ganhado constituições diferenciadas da constituição tradicional, reconhecida pela escola como modelo único. Refletir sobre estes desafios certamente contribuirão para avanços na qualidade do ensino para nossas crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectParceriapt_BR
dc.titleA importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e famíliapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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