Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50061
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Elaboração da proposta pedagógica: um estudo sobre a participação
Autor(es): Ruth Martins Pereira
Primeiro Orientador: Wanderléa Mendes Guedes
Resumo: Este estudo busca apontar mecanismos de uma gestão escolar participativa no contexto educativo. O objetivo geral deste trabalho é compreender os fatores que influenciam no trabalho da gestão escolar participativa e analisar as questões pedagógicas e administrativas do processo. Trazendo ainda contribuições da pesquisa realizada na escola Municipal Doutor Maninho, localizada em Caratinga, onde foi implementando esse tipo de gestão, associando-a ao aumento da eficácia escolar. Analisou-se o tema de vários ângulos, buscando várias possibilidades, de modo a verificar: o cumprimento do programa, a qualidade das aulas, a experiência e qualificação dos profissionais. Entendeu-se que a gestão escolar participativa é um processo que deve ser construído e vivenciado; um movimento permanente fortalecido pela autonomia da escola. Nesse modelo de gestão é proposto um trabalho de integração e articulação coletiva, juntamente com diferentes segmentos da comunidade. Nesse contexto o gestor tem um papel fundamental na luta por essa participação, provocando ações e transformações que devem ser desenvolvidas e exercitadas no cotidiano escolar, favorecendo assim o fortalecimento democrático e participativo.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50061
Data do documento: 27-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RUTH_MARTINS_PEREIRA.pdf331.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons