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dc.contributor.advisor1Mirian Queiroz de Souza Danielpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388937786620369pt_BR
dc.creatorSaulo Leandro Francopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T13:25:39Z-
dc.date.available2023-02-15T13:25:39Z-
dc.date.issued2011-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50068-
dc.description.resumoA escola como local privilegiado para a construção/constituição de conhecimentos e valores, precisa ser pensada num processo de uma gestão participativa. Pensar o lócus escolar como espaço que possibilite a compreensão da nossa sociedade e a organização da ação gestora democrática educacional com vistas à eqüidade, à autonomia e à inclusão dos indivíduos na vida cidadã., faz-se necessário focalizar a gestão democrática e compartilhada no processo ensino e aprendizagem, como um ato constituinte das relações de mudança esperadas. Gestar democraticamente uma instituição é uma tarefa que pode ser compreendida de maneiras diferentes. O objetivo é refletir sobre a gestão escolar democrática como um processo interativo, através do qual gestores, educandos, educadores, pais, funcionários e sociedade aprendem em conjunto que a realidade escolar no ato próprio da condução democrática institucional é partilha de ambas as partes. A gestão deve ser a reflexão transformada em ação. Ação essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente de toda comunidade educativa, sobre sua realidade, acompanhamento sistemático e contínuo do educando, na trajetória da construção do conhecimento. Na gestão democrática, não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor, que fará perceber em uma caminhada real rumo ao processo de construção significativa, que os pilares de nossa educação possam nortear todo o trajeto em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectDemocráticapt_BR
dc.titleGestão democratica: um processo continuo de estruturação para o avanço das instituições escolarespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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