Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50080
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O papel do gestor escolar nas avaliações externas |
Autor(es): | Enisa Moura Bretas Chaves de Oliveira |
primer Tutor: | Márcio Boaventura Júnior |
Resumen: | A proposta deste trabalho é destacar o papel do gestor escolar frente às avaliações externas. Sabemos que, um gestor eficiente deve estar atento aos resultados das avaliações externas para interferir nas ações educativas da instituição que dirige. Como afirma Hoffmann: “A nota obtida pela escola nesses exames serve para levar toda a comunidade à análise e ao questionamento”. Com os resultados das avaliações externas em mãos, o gestor deve analisar junto à comunidade escolar o que precisa mudar para melhorar os índices de desempenho dos alunos. Possibilita também, perceber a necessidade de rever o Projeto Político Pedagógico adequando-o ao real papel da escola: ensinar. Sabemos que, grande parte do desempenho dos alunos é atribuído ao trabalho ocorrido no âmbito escolar. Daí a necessidade do gestor estar atento a uma série de fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem e consequentemente os resultados. Dentre eles, podemos destacar: formação dos professores e qualidade das reuniões pedagógicas, relação professor/ aluno, infraestrutura, estrutura organizacional, currículo, processo de avaliação. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50080 |
Fecha del documento: | 28-jul-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ENISA_MOURA_BRETAS_CHAVES_DE_OLIVEIRA.pdf | 278.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons