Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50080
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O papel do gestor escolar nas avaliações externas
Autor(es): Enisa Moura Bretas Chaves de Oliveira
primer Tutor: Márcio Boaventura Júnior
Resumen: A proposta deste trabalho é destacar o papel do gestor escolar frente às avaliações externas. Sabemos que, um gestor eficiente deve estar atento aos resultados das avaliações externas para interferir nas ações educativas da instituição que dirige. Como afirma Hoffmann: “A nota obtida pela escola nesses exames serve para levar toda a comunidade à análise e ao questionamento”. Com os resultados das avaliações externas em mãos, o gestor deve analisar junto à comunidade escolar o que precisa mudar para melhorar os índices de desempenho dos alunos. Possibilita também, perceber a necessidade de rever o Projeto Político Pedagógico adequando-o ao real papel da escola: ensinar. Sabemos que, grande parte do desempenho dos alunos é atribuído ao trabalho ocorrido no âmbito escolar. Daí a necessidade do gestor estar atento a uma série de fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem e consequentemente os resultados. Dentre eles, podemos destacar: formação dos professores e qualidade das reuniões pedagógicas, relação professor/ aluno, infraestrutura, estrutura organizacional, currículo, processo de avaliação.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50080
Fecha del documento: 28-jul-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_ENISA_MOURA_BRETAS_CHAVES_DE_OLIVEIRA.pdf278.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons