Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/50106
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O gestor como articulador do desenvolvimento humano no ambiente escolar |
Autor(es): | Iramilde Pereira Freire |
Primeiro Orientador: | Priscila Rezende Moreira |
Primeiro membro da banca : | Hormindo Pereira de Sousa Junior |
Resumo: | Este trabalho aborda a gestão escolar como mediadora dentro da organização escolar em um contexto em que as pessoas são a ênfase do processo de gerir. A metodologia utilizada para a pesquisa, visando à constituição deste trabalho, teve como apoio a pesquisa bibliográfica, centrada, principalmente, em autores como Francisco Gomes de Matos (1980), Heloiza Luck (2000), Danilo Gandin (2008); sendo estes autores contribuintes para o entendimento do papel do gestor nos dias atuais como aquele que agrega responsabilidades e articula pessoas em prol de uma melhoria da educação. Por conclusão procuramos abordar as formas de comunicação e de participação onde à participação por engajamento do gestor escolar é a mais importante dentro do processo de gerir. Explicitamos que, muitas vezes no ambiente organizacional, as relações interpessoais ali processadas, por falta de uma comunicação clara pode ser causa de impasses gerando conflitos, Procuramos também abordar os aspectos da administração de pessoas e Planejamento Estratégico. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50106 |
Data do documento: | 29-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_IRAMILDE_PEREIRA_FREIRE.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons