Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50106
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O gestor como articulador do desenvolvimento humano no ambiente escolar |
Authors: | Iramilde Pereira Freire |
First Advisor: | Priscila Rezende Moreira |
First Referee: | Hormindo Pereira de Sousa Junior |
Abstract: | Este trabalho aborda a gestão escolar como mediadora dentro da organização escolar em um contexto em que as pessoas são a ênfase do processo de gerir. A metodologia utilizada para a pesquisa, visando à constituição deste trabalho, teve como apoio a pesquisa bibliográfica, centrada, principalmente, em autores como Francisco Gomes de Matos (1980), Heloiza Luck (2000), Danilo Gandin (2008); sendo estes autores contribuintes para o entendimento do papel do gestor nos dias atuais como aquele que agrega responsabilidades e articula pessoas em prol de uma melhoria da educação. Por conclusão procuramos abordar as formas de comunicação e de participação onde à participação por engajamento do gestor escolar é a mais importante dentro do processo de gerir. Explicitamos que, muitas vezes no ambiente organizacional, as relações interpessoais ali processadas, por falta de uma comunicação clara pode ser causa de impasses gerando conflitos, Procuramos também abordar os aspectos da administração de pessoas e Planejamento Estratégico. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50106 |
Issue Date: | 29-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_IRAMILDE_PEREIRA_FREIRE.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License