Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50115
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Giselle Cristina Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1537102441828963pt_BR
dc.contributor.referee1Jacqueline Laranjopt_BR
dc.contributor.referee2Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorMaria Eva Leal Alves da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T13:35:31Z-
dc.date.available2023-02-16T13:35:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50115-
dc.description.resumoNa atualidade, todos procuram uma educação de qualidade, para isso é necessário haver um trabalho coletivo e participativo, sendo assim, o gestor e a comunidade escolar precisam tomar decisões coletivamente. Apresentamos, neste trabalho, a participação da comunidade escolar da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro, onde não registramos a presença efetiva dos pais de alunos que demandam maior atenção por parte da escola. Abordamos um breve histórico, desde a criação da escola até a atualidade. Realizamos um estudo embasado nos principais autores sobre gestão democrática e a importância da participação da comunidade escolar, nos processos decisivos. O incentivo do gestor e o esforço da comunidade no tocante à participação na construção do projeto político pedagógico da escola e nas reuniões do conselho de classe e demais reuniões para as quais todos são convocados, são fundamentais no cotidiano desta escola. O trabalho discute sobre a liderança participativa especialmente nos processos decisivos desta escola, os quais são enfocados coletivamente de forma dialógica, uma vez que o gestor, em uma gestão democrática não toma decisões sozinho, e sim de acordo com o parecer de todos os envolvidos que comparecem à escola. Constatamos que este envolvimento está no processo de maturação, pois ainda restam alguns pais que necessitam entender este trabalho para participar efetivamente, de forma que contribuam nas tomadas de decisões desta instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectParticipação da comunidade escolarpt_BR
dc.subjectProcesso decisivopt_BR
dc.titleGestão democrática e a participação da comunidade escolar da escola municipal professora Maria de Lourdes Pinheiro nos processos decisivospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MARIA_EVA_LEAL_ALVES_DA_SILVA.pdf127.02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons