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http://hdl.handle.net/1843/50115
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Giselle Cristina Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1537102441828963 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jacqueline Laranjo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Maria Eva Leal Alves da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T13:35:31Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T13:35:31Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50115 | - |
dc.description.resumo | Na atualidade, todos procuram uma educação de qualidade, para isso é necessário haver um trabalho coletivo e participativo, sendo assim, o gestor e a comunidade escolar precisam tomar decisões coletivamente. Apresentamos, neste trabalho, a participação da comunidade escolar da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro, onde não registramos a presença efetiva dos pais de alunos que demandam maior atenção por parte da escola. Abordamos um breve histórico, desde a criação da escola até a atualidade. Realizamos um estudo embasado nos principais autores sobre gestão democrática e a importância da participação da comunidade escolar, nos processos decisivos. O incentivo do gestor e o esforço da comunidade no tocante à participação na construção do projeto político pedagógico da escola e nas reuniões do conselho de classe e demais reuniões para as quais todos são convocados, são fundamentais no cotidiano desta escola. O trabalho discute sobre a liderança participativa especialmente nos processos decisivos desta escola, os quais são enfocados coletivamente de forma dialógica, uma vez que o gestor, em uma gestão democrática não toma decisões sozinho, e sim de acordo com o parecer de todos os envolvidos que comparecem à escola. Constatamos que este envolvimento está no processo de maturação, pois ainda restam alguns pais que necessitam entender este trabalho para participar efetivamente, de forma que contribuam nas tomadas de decisões desta instituição. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Participação da comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Processo decisivo | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e a participação da comunidade escolar da escola municipal professora Maria de Lourdes Pinheiro nos processos decisivos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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