Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nayane de Sousa Silva Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024051890876123pt_BR
dc.creatorDiana Joy Ribeiro dos Santos Sisnandopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T11:43:13Z-
dc.date.available2023-02-17T11:43:13Z-
dc.date.issued2015-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50159-
dc.description.abstractGood nutrition in childhood promotes optimal growth and development. Baby food is more than providing nutrition; It is an opportunity for the social, psychological and even educational interaction between the parents and the baby. This work aims to build educational material to equip the nursing staff on the guidelines related to breastfeeding. This study deals with a descriptive research, where the strategy used to search for articles was the inclusion of descriptors associated controlled manner, resulting in 581 articles, and after applying the inclusion criteria get 6 articles. The articles were read in full, exposed in a frame and then presented in discursive form so it could be built educational material. The educational material construction process consisted of five steps: The first step to selection of content left of observations and professional livings with the AC sector in which it was revealed that most professionals do not realize the guidelines and when they arrive to do -las do not follow a standard in relation to these guidelines, making it difficult for the mothers receive key information related to breastfeeding. In the second stage was carried out literature narrative review, the Virtual Health Library using the following descriptors in associated health: breast-feeding; nursing; health education, to raise specific issues about breastfeeding. In the third stage as the decision on the educational strategy, if dicidiu by folder. In the fourth stage sought to visual images to the folder construction, where the images were taken from the Internet, to be in the public domain and does not need one to use. In the fifth step has to educational strategy, production of the folder. According to the text of the articles come up the following categories for construction material: advantages of breastfeeding, the most common breastfeeding problems, proper latch and positioning and breastmilk.pt_BR
dc.description.resumoUma boa nutrição na infância promove ótimo crescimento e desenvolvimento. A alimentação infantil é mais do que fornecimento de nutrição; é uma oportunidade para a interação social, psicológica e até mesmo educacional entre os pais e o bebê. Este trabalho tem como objetivo a construção de material educativo para instrumentalizar a equipe de enfermagem quanto às orientações relacionadas à amamentação. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, onde a estratégia utilizada para a busca dos artigos foi a inserção dos descritores controlados de forma associada, resultando em 581 artigos, e após aplicar os critérios de inclusão obtemos 6 artigos. Os artigos foram lidos na íntegra, expostos em um quadro e posteriormente apresentados de forma discursiva para que pudesse ser construído o material educativo. O processo de construção do material educativo foi composta por 5 etapas: Na primeira etapa a seleção de conteúdo partiu das observações e vivencias profissionais junto ao setor de AC em que foi possível perceber que grande parte dos profissionais não realizam as orientações e quando chegam a fazê-las não seguem uma padronização em relação a essas orientações, dificultando que as puérperas recebam as principais informações relacionadas ao aleitamento materno. Na segunda etapa foi realizada a revisão narrativa de literatura, na Biblioteca Virtual de Saúde utilizando os seguintes descritores em saúde associados: aleitamento materno; enfermagem; educação em saúde, para levantar assuntos específicos sobre aleitamento materno. Na terceira etapa quanto à decisão sobre a estratégia educativa, dicidiu-se por folder. Na quarta etapa buscou-se as imagens para construção visual do folder, onde as imagens foram retiradas da internet, por ser de domínio público e não necessitar de autorização para sua utilização. Na quinta etapa tem-se a estratégia educativa, a produção do folder. De acordo com a leitura dos artigos chegou-se as seguintes categorias para construção do material: vantagens do aleitamento materno, problemas mais comuns na amamentação, pega adequada e posicionamento e ordenha mamária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherAleitamento Maternopt_BR
dc.subject.otherEquipe de Enfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherInteração Socialpt_BR
dc.titleConstrução de tecnologia educativa como instrumento para auxiliar a equipe de enfermagem nas orientações relacionadas à amamentaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-CEEO-DianaJoy-PDF.pdf486.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.