Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magali Melleu Sehnpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780055113926905pt_BR
dc.contributor.referee1Rafael Otávio Fares Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Jenny Gregoria Gonzales Munozpt_BR
dc.contributor.referee3João Luiz Simplício Portopt_BR
dc.creatorNayane Coelho de Laiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3027563733325720pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T12:38:36Z-
dc.date.available2023-02-17T12:38:36Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50167-
dc.description.abstractThe subject of this research arose from the need to investigate the processes and materials used in native Tupinikim body paintings, considering that these records are found in rich detail only among other ethnic groups. Therefore, we present a historical overview of the processes, materials, and symbology of the graphics already studied in available literature on other ethnic groups, in order to determine possible differentiations from the Tupinikim ethnicity, contributing to a dissemination of the Tupinikim ethnicity and culture as the main tool for its preservation. As a case study, the Tupinikim ethnic group located in the municipality of Aracruz in the state of Espírito Santo was chosen, because it is a very active community. Finally, we highlight some important references of contemporary indigenous art in which artists continue to use traditional materials, such as urucum and jenipapo, combined with other materials currently used by the artists. Although the methodological axis of the research was performed as a review of secondary sources due to the impossibility of conducting field research, due to the COVID-19 pandemic, it was possible for us to take part in some events which allowed us to realize that it is an efficient way of preserving oral memory, carried out by the ethnic groups and open to the public.pt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de buscar registros sobre processos e materiais utilizados na pintura corporal indígena Tupinikim, já que tais registros são encontrados com riqueza de detalhes apenas nas demais etnias. Para tanto, apresenta-se um panorama sobre processos, materiais e simbologia das grafias de etnias já estudadas em bibliografia de referência a fim de compreender possíveis diferenciações com a etnia Tupininkim, contribuindo para uma divulgação da etnia Tupinikim como principal ferramenta de preservação. Como estudo de caso, selecionou-se a etnia Tupinikim, aldeada no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, por apresentar uma comunidade muito ativa. Por último, destaca-se algumas referências importantes da arte indígena contemporânea, nas quais os artistas continuam utilizando os materiais tradicionais com o urucum e o jenipapo, em conjunto a outros materiais utilizados na atualidade. Apesar da pesquisa ter tido como eixo metodológico a revisão de fontes secundárias pela impossibilidade de pesquisa de campo devido à pandemia de Covid-19, foi possível participar de alguns eventos que proporcionaram compreender uma das formas eficientes de preservação da memória oral, realizadas pelas etnias e abertas ao público.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPintura corporalpt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectMateriaispt_BR
dc.subjectGrafismospt_BR
dc.subjectEtnias indígenas brasileiraspt_BR
dc.subjectEtnia Tupinikimpt_BR
dc.subjectArte indígena contemporâneapt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subject.otherÍndios Tupinikin - Artept_BR
dc.subject.otherPintura corporalpt_BR
dc.subject.otherArte indígena - Brasilpt_BR
dc.subject.otherÍndios da América do Sul - Espírito Santo (Estado) - Usos e costumespt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural - Preservaçãopt_BR
dc.titleA pintura do corpo como uma das formas de revitalização da cultura Tupinikim: modos de fazer, tintas naturais e significados das corespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nayane - Dissertação de Mestrado DEZEMBRO 2022 (1).pdf7.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons