Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50177
Type: Monografia (especialização)
Title: Escola e currículo: impactos das novas tecnologias na prática escolar
Authors: Sueli Aparecida Fonseca Ramos
First Advisor: Jacqueline Silva Figueiredo Pereira
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo relacionar Escola e Currículo dentro do contexto atual das escolas públicas, mediante os impactos das novas tecnologias na prática escolar. Utilizou-se para este trabalho reflexões sobre o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação para a produção do conhecimento a partir do Currículo e o papel da Escola na sociedade do conhecimento; ao mesmo tempo a prática da gestão escolar vivenciada pela pesquisadora na Escola Municipal Francisco Campos, município de Monte Carmelo, MG. Concluiu-se com a prática da pesquisa e segundo alguns autores citados no decorrer desse trabalho dentre eles Moran (2000) e Frigotto (1999) que os impactos das novas tecnologias nas práticas e cotidiano escolar, principalmente e em especial as da informação e da comunicação exige apropriação, domínio e uso dos instrumentos tecnológicos dentro do contexto pedagógico da Escola. E, um Currículo voltado para o desenvolvimento da inteligência indo além das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas. Questionou-se também qual perfil deve ter professor e escola para lidar com novos comportamentos individuais e coletivos para uma sociedade cada vez mais informatizada.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50177
Issue Date: 28-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SUELI_APARECIDA_FONSECA_RAMOS.pdf198.14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons