Teaching maritime English to merchant mariners
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Monografia de especialização
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Marisa Mendonça Carneiro
Edelvais Brígida Caldeira
Edelvais Brígida Caldeira
Resumo
The present monograph aims to present two units designed to teach higher education students who need to learn how to use English for specific purposes in the merchant marine context. Both units offer opportunities to develop and improve the four English language skills -reading, writing, listening, and speaking – and systems - grammar, vocabulary, phonology and discourse. Furthermore, texts, videos, audio materials and references that have not been created with English language teaching in mind - i.e., authentic materials - were used as means to help learners to develop communicative and real English. Both units are followed by a Teacher’s Guide which contains not only the learning and teaching objectives and answer key of each activity, but also some guidelines to help learners to enhance learning opportunities. Then, a brief theoretical discussion is presented to show what principles of foreign/additional language learning and teaching underlined and guided the process of designing the units and the teacher’s guide. Last but not least, this paper ends making some remarks about the target learners’ needs and the limited number of didactic resources for maritime English language teaching currently available in Brazil. It also highlights the urgent need for the development of further instructional materials focusing on teaching/learning English for specific purposes to cater for the merchant marine officers’ needs, according to their respective areas of expertise: Nautical Sciences (Nautical Area) and Nautical Sciences (Machinery Area).
Abstract
A presente monografia tem como objetivo apresentar duas unidades destinadas ao ensino de alunos do ensino superior que necessitem aprender a utilizar o inglês para fins específicos no contexto da marinha mercante. Ambas as unidades oferecem oportunidades para desenvolver e melhorar as quatro habilidades da língua inglesa - ler, escrever, ouvir e falar - e sistemas - gramática, vocabulário, fonologia e discurso. Além disso, textos, vídeos, materiais de áudio e referências que não foram criados com o ensino de língua inglesa em mente - ou seja, materiais autênticos - foram usados como meios para ajudar os alunos a desenvolver o inglês comunicativo e real. Ambas as unidades são acompanhadas por um Guia do Professor que contém os objetivos de ensino e aprendizagem e as respostas de cada atividade, além de algumas orientações e sugestões para ajudar os alunos a aumentar as oportunidades de aprendizagem. Em seguida, uma breve discussão teórica é apresentada para mostrar quais princípios de aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras/adicionais sustentaram e orientaram o processo de elaboração das unidades e do Guia do Professor. Por último, mas não menos importante, este trabalho termina fazendo algumas observações sobre as necessidades dos alunos-alvo e o número limitado de recursos didáticos para o ensino de inglês marítimo disponíveis no Brasil na atualidade. Destaca-se também a necessidade urgente de elaboração de mais materiais instrucionais com foco no ensino/aprendizagem de inglês para fins específicos para atender às necessidades dos oficiais da marinha mercante, de acordo com suas respectivas áreas de atuação: Ciências Náuticas (Área de Náutica) e Ciências Náuticas (Área de Máquinas).
Assunto
Língua inglesa - Estudo e ensino
Palavras-chave
Maritime English, English for Specific Purposes, English language teaching