Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Miria Gomes de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707036544040784 | pt_BR |
dc.creator | Beatriz Pinheiro Tomaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T15:35:05Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T15:35:05Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50193 | - |
dc.description.resumo | Como se dá a apropriação da leitura e da escrita com os sujeitos aprendizes, com 9 e 10 anos e cursando o 1º Ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, no 1º turno, na EMDMS e a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização, que é a aquisição do código linguístico, durante os anos de escolarização, desenvolvendo habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente. Este trabalho de conclusão de curso de especialização constitui oplano de ação desenvolvido na Escola Municipal “Deputado Milton Salles” de Belo Horizonte, localizada em zona de vulnerabilidade social da Regional Oeste. Seu objetivo inicial é analisar como se dá a apropriação da leitura e da escrita por sujeitos aprendizes com 9 e 10 anos, cursando o 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Como desdobramento dessa análise, o trabalho ressalta a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização – entendida como aquisição do código linguístico - durante os anos de escolarização, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Habilidade | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Suportes de textos | pt_BR |
dc.subject | Portadores de texto | pt_BR |
dc.subject | Leitor competente | pt_BR |
dc.title | A importância da continuidade do ensinar a ler e escrever para além do processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Beatriz Pinheiro Tomaz.pdf | 154.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License