Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707036544040784pt_BR
dc.creatorBeatriz Pinheiro Tomazpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T15:35:05Z-
dc.date.available2023-02-17T15:35:05Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50193-
dc.description.resumoComo se dá a apropriação da leitura e da escrita com os sujeitos aprendizes, com 9 e 10 anos e cursando o 1º Ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, no 1º turno, na EMDMS e a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização, que é a aquisição do código linguístico, durante os anos de escolarização, desenvolvendo habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente. Este trabalho de conclusão de curso de especialização constitui oplano de ação desenvolvido na Escola Municipal “Deputado Milton Salles” de Belo Horizonte, localizada em zona de vulnerabilidade social da Regional Oeste. Seu objetivo inicial é analisar como se dá a apropriação da leitura e da escrita por sujeitos aprendizes com 9 e 10 anos, cursando o 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Como desdobramento dessa análise, o trabalho ressalta a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização – entendida como aquisição do código linguístico - durante os anos de escolarização, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectHabilidadept_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectSuportes de textospt_BR
dc.subjectPortadores de textopt_BR
dc.subjectLeitor competentept_BR
dc.titleA importância da continuidade do ensinar a ler e escrever para além do processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Pinheiro Tomaz.pdf154.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons