Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50193
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância da continuidade do ensinar a ler e escrever para além do processo de alfabetização
Autor(es): Beatriz Pinheiro Tomaz
primer Tutor: Miria Gomes de Oliveira
Resumen: Como se dá a apropriação da leitura e da escrita com os sujeitos aprendizes, com 9 e 10 anos e cursando o 1º Ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, no 1º turno, na EMDMS e a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização, que é a aquisição do código linguístico, durante os anos de escolarização, desenvolvendo habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente. Este trabalho de conclusão de curso de especialização constitui oplano de ação desenvolvido na Escola Municipal “Deputado Milton Salles” de Belo Horizonte, localizada em zona de vulnerabilidade social da Regional Oeste. Seu objetivo inicial é analisar como se dá a apropriação da leitura e da escrita por sujeitos aprendizes com 9 e 10 anos, cursando o 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Como desdobramento dessa análise, o trabalho ressalta a importância da continuidade do processo de ensinar a ler e escrever para além da alfabetização – entendida como aquisição do código linguístico - durante os anos de escolarização, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências para o letramento e a formação de um leitor competente.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50193
Fecha del documento: 11-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Beatriz Pinheiro Tomaz.pdf154.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons