Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50216
Type: Artigo de Evento
Title: #Micontamais: construindo saberes ecológicos por meio do ensino de ciências por investigação
Other Titles: #Micontamais: building ecological knowledge through research-based science teaching
Authors: Daniel Marchetti Maroneze
Rosilene Siray Bicalho
Luiz Gustavo Franco Silveira
Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Abstract: O presente trabalho aborda a o ensino de ecologia na biologia a partir do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), uma abordagem que integra práticas pedagógicas e possibilita visualizar os reflexos da ecologia na vida dos estudantes. Teve como objetivo apresentar um relato de experiência docente sobre um projeto de ensino para alunos do 1º ano do Ensino Técnico Integrado ao médio de uma Escola Pública Federal que participaram de um conjunto de atividades com enfoque investigativo sobre as consequências ecológicas da oferta de alimentos aos micos silvestres que circulam o local da escola. A partir de fundamentos da aprendizagem por projetos, do ensino de ciências por investigação e do processo de tomada de decisão com responsabilidade socioambiental, foi sistematizada uma pergunta de orientação científica para os alunos desenvolverem sua prática investigativa. Teve-se como resultado a percepção de que mesmo com a eventual redução do comportamento humano de alimentar os micos, eles ainda tinham fácil acesso a restos de alimento através das lixeiras da escola e tendo isso em vista, os estudantes passaram a desenvolver um novo projeto no qual irão planejar um modelo de lixeira antifauna. Portanto, foi retratado o potencial do EnCI para engajar estudantes em uma questão de orientação científica, em específico a construção de múltiplos saberes ecológicos de forma articulada com a realidade escolar. Contribuiu também para uma melhor compreensão da natureza da Ciência, a partir da vivência de alguns de seus métodos e processos, como as formas pelas quais esta comunidade constantemente busca, questiona, (des)constrói e compartilha conhecimentos.
Abstract: The present work addresses the teaching of ecology in biology from the Teaching of Sciences by Investigation (EnCI), an approach that integrates pedagogical practices and makes it possible to visualize the reflexes of ecology in the students' lives. It aimed to present a teaching experience report on a teaching project for students of the 1st year of Integrated Technical Education at a Federal Public School who participated in a set of activities with an investigative focus on the ecological consequences of offering food to tamarins, wild animals that roam the school site. Based on the fundamentals of learning through projects, teaching science through investigation and the decision-making process with socio-environmental responsibility, a question of scientific orientation was systematized for students to develop their investigative practice. As a result, there was the perception that even with the eventual reduction of human behavior of feeding the tamarins, they still had easy access to food scraps through the school's garbage cans and with that in mind, the students began to develop a new project in which they will plan an antifauna dump model. Therefore, the potential of the EnCI to engage students in a question of scientific orientation was portrayed, specifically the construction of multiple ecological knowledge in an articulated way with the school reality. It also contributed to a better understanding of the nature of Science, based on experiencing some of its methods and processes, such as the ways in which this community constantly seeks, questions, (de)constructs and shares knowledge.
Subject: Ecologia - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Prática pedagógica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/50216
Issue Date: 6-Nov-2020
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/eneci2020/249277-micontamais--construindo-saberes-ecologicos-por-meio-do-ensino-de-ciencias-por-investigacao/
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.