Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50222
Type: Tese
Title: Hans Jonas e a diferença antropológica : uma análise da biologia filosófica
Authors: Wendell Evangelista Soares Lopes
First Advisor: Ivan Domingues
Abstract: A presente tese oferece uma interpretação original da biologia filosófica de Hans Jonas. Mostraremos inicialmente que a filosofia jonasiana é marcada pela diferença antropológica, a partir da qual o filósofo equaciona o horizonte da filosofia moderna tal como o herda de Husserl e Heidegger, aproximando-se, entretanto, do já antigo movimento da Antropologia Filosófica, embora de modo completamente independente. Aí a filosofia é chamada a considerar, ao lado da questão fundamental do ser enquanto tal, o problema do sujeito questionador e compreensivo do ente como um todo. No interior desse viés da filosofia alemã, Jonas encontra sua originalidade e inflexão própria ao considerar o homem como possuindo um acesso privilegiado ao ser por justamente fazer parte desse todo enquanto o vivente capaz de conhecer a vida. Neste sentido, veremos que o método da filosofia jonasiana é marcado pela diferença antropológica tanto ao considerar a dimensão psíquica, traço fundamental da vivência humana, deixada de lado na consideração da ciência natural, quanto ao pensar o resto da vida desde a medida humana – sem que isto se confunda com um antropomorfismo ingênuo. Uma vez demonstrado essa espécie crítica de antropocentrismo metodológico, acompanharemos como a diferença antropológica se evidencia na leitura existencial-dialética da liberdade orgânica em seu avanço através de seus estágios vegetal, animal e finalmente humano. Esta análise nos entregará uma concepção dialética do orgânico, que em seu momento sintético não é mais mera auto-conservação, mas auto-transcendência, e isto quer dizer, auto-produção autônoma da forma vivente frente ao ambiente externo, mas também possível transcendência da própria forma atual (evolução), que, embora apenas individualmente orientada teleologicamente, encontra como fim último de seu desenvolvimento o anthropos. Como estágio final e expressão máxima do processo do ser, a diferença antropológica se revela não mais apenas como uma chave de leitura do mundo vivente, mas como o momento de uma diferença última, instalada no ser como todo – não como um ente espiritual desenraizado, mas ainda assim trans-animal. Veremos que Jonas afirma resolutamente a diferença antropológica como essência, inclusive, transhistórica na história, marcada pela faculdade simbólica, que se evidencia no homo pictor, esta figura da liberdade eidética do anthropos, o qual se realiza numa escalada potencial que vai desde a construção de ferramentas, passando pelas obras aparentemente inúteis da arte, até alcançar a força do conceito racional e da responsabilidade. Por fim, veremos que ao ser o “pináculo do ser”, a diferença antropológica se torna diferença ética, dando ao homem o posto de guardião do ser, o que exige dele responder pela existência futura da humanidade e da biosfera –um humanismo ético que não se rende, entretanto, a um antropocentrismo ético ingênuo, mas concede à natureza um valor próprio, e ademais se pretende uma resposta existencial-ética ao problema do niilismo.
Abstract: This thesis offers an original interpretation of Hans Jonas’ philosophical biology. Initially we will show that jonasian philosophy is marked by the anthropological difference, from which Jonas equates the horizon of modern philosophy as it inherits from Husserl and Heidegger. Nonetheless, his thinking comes quite close to the longstanding movement of Philosophical Anthropology, although it is independent from that movement. Here philosophy is called to consider, beside the fundamental question of being as such, the problem of the being who tries to understand being as a whole. Within this bias of German philosophy, Jonas finds its own originality and inflection to consider man as having privileged access to being as such by just being part of that whole while living creature capable of knowing life. In this sense, we will see that the method of Jonas’ philosophy is marked by anthropological difference in considering both, the psychic dimension, fundamental trait of human experience, set aside on the account of natural science, and the rest of life from the point of view of human measure – without that being confused with a naive anthropomorphism. Once demonstrated this kind of critical anthropomorfism, we will follow how the anthropological difference is evident in the existential-dialectical reading of the organic freedom, in their advance throughout all their stages. This analysis will give us a conception of organic existence as characterized by a dialectical movement, which in its synthetic moment is not mere self-preservation, but self-transcendence, and that means, autonomous self-production of the living form opposite to the external environment, including also possible transcendence of the actual form itself (evolution), which, although only teleologically oriented iin terms of the individual, finds its ultimate aim of developing in the anthropos itself. As a final stage and being the ultimate expression of the process, the anthropological difference reveals itself not only as a key to reading the living world, but ultimate difference in being as whole – not as an uprooted spiritual being, but still so as a transanimal. We will see that Jonas thinks of anthropological difference as even transhistorical essence in history, marked by the symbolic faculty of the homo pictor, this figure of eidetic freedom of man, which takes place in a potential escalation ranging from building tools, apparently useless works of art, until find the strength of rational concept and human responsibility. Finally, we wil find that to be just the “pinnacle of being”, the anthropological difference becomes an ethical difference, giving man the place of guardian of being, which confers to him the responsibility for the survival of mankind and the biosphere – an ethical humanism that does not surrenders itself whatsoever to a naive ethical anthropocentrism, but covers in his own account the value of nature as a whole, and also intends to be an existential and ethical response to the problem of nihilism as such.
Subject: Filosofia - Teses
Ontologia - Teses
Antropologia filosófica - Teses
Jonas, Hans,1903-1993
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50222
Issue Date: 16-Jun-2014
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