Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50258
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dc.contributor.advisor1Fernando Eduardo de Barros Rey Puentept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5292233628153573pt_BR
dc.contributor.referee1Miriam Campolina Diniz Peixotopt_BR
dc.contributor.referee2Gabriel Geller Xavierpt_BR
dc.creatorFrancisco Messias Cândido de Medeirospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786819023108729pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-21T00:25:46Z-
dc.date.available2023-02-21T00:25:46Z-
dc.date.issued2020-02-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50258-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the temporal priority of ousia justified by the aspect of ‎separation presented by Aristotle in the book Z 1 of Metaphysics. In fact, in the first chapter ‎of the book Z Aristotle states that daring is prior according to the definition since the ‎definition of the other categories necessarily includes the definition of ousia; it is also prior ‎according to knowledge, because to know the other categories it’s necessary, first of all, to ‎have the knowledge of ousia. Likewise, he states that ousia is first in time because it is the ‎only one of the categories that is separated. Thus, the purpose of this paper is mainly to ‎discuss the temporal priority and the notion of separation that was not explained by Aristotle ‎in the passage Metaph.1028a 33-34. From the survey of readings and interpretations made ‎throughout the reception of this passage we intend to observe the state of the status questionis ‎and how the most relevant interpreters tried to respond interpret the “apparent” impasse. ‎Given that the issue of separation and priority is recurrent in other Aristotelian contexts and ‎considering that in the passage in question Aristotle discusses this problem, it is likewise we ‎will also discuss other types of priority, such as logical priority, priority according to the nature ‎and ousia, temporal priority and priority according to the act in relation to the power. So, we ‎will point out some interpretations regarding separation that may be relevant, such as local ‎separation, ontological separation, separation from other ousiai and separation by thought that ‎help us think about the hypothesis that solves the problem. Having analyzed of the text of ‎Metaphysics Z and what seems to be the proper understanding of ousía, we can finally ‎propose a plausible answer to the kind of separation that is proper to ousia as a form, namely, ‎the separation by thought.‎pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo visa discutir a prioridade temporal da ousia justificada pelo aspecto ‎da separação apresentada por Aristóteles no livro Z 1 da Metafísica. De fato, no primeiro ‎capítulo do livro Z Aristóteles afirma que a ousia é anterior segundo a definição, já que na ‎definição das demais categorias se inclui, necessariamente, a definição da ousia; é anterior ‎também segundo o conhecimento, pois no conhecimento das demais categorias é necessário, ‎em primeiro lugar, o conhecimento da ousia. Do mesmo modo, ele afirma que a ousia é ‎primeira no tempo pelo fato de ser a única das categorias que é separada. Assim, o intuito ‎deste trabalho é discutir sobretudo a prioridade temporal e a separação que não foi explicada ‎por Aristóteles na passagem Metaph. 1028a 33-34. A partir do levantamento das leituras e ‎interpretações feitas ao longo da história de tal passagem, pretende-se observar o estado do ‎problema e de que modo os mais relevantes intérpretes tentaram responder ao “aparente” ‎impasse. Dado que o tema da separação e da prioridade é recorrente em outros contextos ‎aristotélicos, e considerando que na passagem em questão Aristóteles discorre sobre tal ‎problema, pretende-se, do mesmo modo, discutir outros tipos de prioridade como, por ‎exemplo, prioridade lógica, prioridade segundo a natureza e a ousia, prioridade temporal e ‎prioridade segundo o ato em relação à potência. Outrossim, apontar alguns tipos de separação ‎que possam ser relevantes, tais como, separação local, separação ontológica, separação de ‎outras ousiai e separação pelo pensamento que ajudem a pensar na hipótese que solucione a ‎problemática. De posse da análise do texto de Metafísica Z e de qual a verdadeira ousia ‎nomeada por Aristóteles, levantar uma resposta plausível para o tipo de separação que é ‎própria da ousia como forma, qual seja, a separação pelo pensamento.‎pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetafísica Zpt_BR
dc.subjectOusiapt_BR
dc.subjectPrioridade temporalpt_BR
dc.subjectSeparaçãopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherMetafísica - Tesept_BR
dc.subject.otherSubstância (Filosofia) - Tesespt_BR
dc.subject.otherPrioridade (Filosofia) - Tesespt_BR
dc.subject.otherSeparação - Tesespt_BR
dc.subject.otherAristóteles. Metafísicapt_BR
dc.titleA prioridade temporal da ousia e a noção de separação no livro Z da Metafísica de Aristótelespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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