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dc.contributor.advisor1Ruben Caixeta de Queirozpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385805895142325pt_BR
dc.contributor.referee1Karenina Vieira Andradept_BR
dc.contributor.referee2Isabel Santana de Rosept_BR
dc.creatorJanaína Cardoso de Souza Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9086384118642868pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-22T09:46:44Z-
dc.date.available2023-02-22T09:46:44Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50260-
dc.description.abstractThis paper is about a reconstruction of a tekoha kaiowá, in Mato Grosso do Sul, in the city of Aral Moreira: the tekoha Guaiviry. This is an area that was retaken by the Indians and it was reoccupied by the Kaiowá in November 2011. We realized that everything is still in a process of construction. We assumed that the relationship among families contribute and structure Guaiviry. The relationship of intimacy, mutuality and confidence among families happen by the domestic fire, in other words, inside the nuclear family. However, into the concept of domestic fire it might be included relatives by blood, friends and foster children. We noticed that the image of the praying man is central as much as for occupation, structuring and maintenance of tekoha. Guaiviry residents believe that their gains and permanence at this place of conflict is because of the praying man: Romildo Fernandes. Guaiviry is different in many aspects of the reserves and traditional paradigms found between the Kaiowá. Fernandes thinks it is wrong to pray in the seeds or in the products of the harvest. Thus, he doesn’t make some rituals that are traditional between the Kaiowá such as the avati kyry (the fresh corn ceremony), neither kunumi pepy (the ceremony of boys’ lips perforation). Fernandes explains that these rituals are dangerous for the good living between the Kaiowá. Following these tracks, we try to understand what are the main elements for having a good life between the Kaiowá. According to Romildo, the chichas, the songs and dances of guahu and kotyhu, the agriculture and the long prays of Thursdays are capable to achieve that goal. Thus, we introduced some hypothesis of interpretation to try to understand the socio-political and cosmological configuration of Guaiviry. The same way that Guaiviry reconstruction is in process, we believe that our interpretations can only be temporary. However, our effort seems to be valid as far as it shows us one of the possible ways to build a tekoha. What is in question is the construction of an idealized kind of life that was dreamed for generations, since their parents and grandparents were expelled of that tekoha. However, their process is made inside the social configuration that is typical of the Kaiowá and easily find in the intimacy and mutuality of the domestic fire, but they need to be forged in the construction of a totality called tekoha Guaiviry. This notion of totality is achieved through the rituals around the praying man in the fight against common enemies.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discorre sobre a reconstrução de um território tradicional (tekoha) do povo kaiowá, no Mato Grosso do Sul, município de Aral Moreira: o tekoha Guaiviry. Trata-se de uma área de retomada indígena, reocupada pelos Kaiowá em novembro de 2011. Dado o período incipiente de reestruturação, percebe-se que tudo está ainda em processo de construção. Partimos do pressuposto de que as relações entre famílias compõem e estruturam Guaiviry. As relações de intimidade, mutualidade e confiança ocorrem dentro do fogo doméstico, ou seja, dentro da família nuclear. Porém, cabe a ressalva de que no conceito de fogo doméstico podem ser incluídos parentes consanguíneos, aliados e filhos adotivos. Percebemos que a figura do rezador é central tanto para a ocupação quanto para a estruturação e manutenção do tekoha. Os moradores de Guaiviry atribuem a resistência de Guaiviry e a permanência dos moradores nesse local ao poder do rezador principal: Romildo Fernandes. Porém, Guaiviry se diferencia em vários aspectos das reservas e dos paradigmas tradicionais encontrados entre os Kaiowá. Fernandes concebe como errônea a reza nas sementes ou no produto das colheitas. Sendo assim, ele não realiza alguns rituais tidos como tradicionais entre os Kaiowá, como o avati kyry (cerimônia do milho novo), nem kunumi pepy (cerimônia de perfuração dos lábios dos garotos). Para explicar essas ausências, Fernandes nos fornece explicações que apontam para o caráter nocivo de tais práticas para o bem-viver entre os Kaiowá. Seguindo essas pistas, procuramos entender quais são os elementos centrais para se ter uma vida boa entre os Kaiowá. De acordo com Romildo, a chicha, os cantos e danças do guahu e do kotyhu, a agricultura e as rezas longas das quintas-feiras são capazes de alcançar aquele objetivo. Sendo assim, lançamos algumas hipóteses de interpretação para tentar entender a configuração sócio-política e cosmológica de Guaiviry. Da mesma forma que a reestruturação de Guaiviry está em processo, acreditamos que nossas interpretações só podem ter um caráter provisório. Porém, ainda assim, nosso esforço parece válido na medida em que mostra um dos caminhos possíveis de se construir um tekoha. O que está em questão é a construção de um tipo de vida idealizado, sonhado, há gerações, desde a expulsão dos pais e avós da atual "liderança" daquele tekoha. Porém, esse processo é feito dentro da configuração social típica dos Kaiowá, segundo a qual, a intimidade e a mutualidade são facilmente encontradas no fogo doméstico, mas precisam ser forjadas na construção de uma totalidade chamada tekoha Guaiviry. A noção de totalidade é alcançada através de rituais, em torno do rezador, e na luta contra inimigos comuns.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuarani-Kaiowápt_BR
dc.subjectTekohapt_BR
dc.subjectGuaivirypt_BR
dc.subjectRezadorpt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subject.otherAntropologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherIndigenas - Tesespt_BR
dc.subject.otherEtnologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherAcampamentos indigenas - Tesespt_BR
dc.titleReconstruindo o Tekoha Guaivirypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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