Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliandra da Costa Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1798912397012212pt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorAparecida de Lourdes Oliveira Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T11:12:21Z-
dc.date.available2023-02-23T11:12:21Z-
dc.date.issued2011-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50277-
dc.description.abstractAs we reflect on the quality of education should consider different ways to assess what is being used to understand student performance. The results indicate the stage where they are students and allows teachers to modify their pedagogical actions, aimed at improving the teaching-learning process. And in addition to teaching activities, through the assessment of learning we can see what changes are needed in the organization (physical, educational and / or administrative) of the institution in order to guarantee the right to education and to enhance the education offered. By making a critical analysis of the Political Pedagogical School District Luiz Augusto Guimaraes, it was possible to identify and reflect on assessment practices that are employed by teachers and how these practices may contribute to the formation of the students and the inclusion of the same. I also found what is the role of managers, educators and community in the construction and analysis of evaluative tools that are appropriate for students.pt_BR
dc.description.resumoAo refletirmos sobre a qualidade da educação devemos considerar as diferentes formas de avaliar que estão sendo empregadas para perceber o desempenho dos alunos. Os resultados obtidos sinalizam a etapa em que se encontram os alunos e possibilita ao docente modificar as suas ações pedagógicas, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. E para além da ação docente, através da avaliação da aprendizagem podemos perceber quais as mudanças são necessárias na organização (física, pedagógica e/ou administrativa) da instituição de modo a se garantir o direito à educação e para potencializar o ensino oferecido. Ao fazer uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Luíza Augusta Guimarães, foi possível identificar e refletir sobre as práticas avaliativas que são empregadas pelos docentes e como essas práticas podem contribuir para a formação dos educandos e para a inclusão social dos mesmos. Também foi possível perceber qual é o papel dos gestores, educadores e da comunidade na construção e análise de instrumentos avaliativos que sejam adequados aos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleAvaliação no contexto da Escola Municipal Luíza Augusta Guimarãespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_APARECIDA_DE_LOURDES_OLIVEIRA_FERREIRA.pdf154.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons