Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50289
Tipo: Dissertação
Título: Crítica social e quebras de expectativas em Parasita: estilo, narrativa e gestalt na criação de tensões no filme de Bong Joon-ho
Autor(es): Lucas Tunes Barbosa
Primeiro Orientador: Leonardo Alvares Vidigal
Primeiro membro da banca : Rafael Conde de Resende
Segundo membro da banca: Lucia Gouvêa Pimentel
Resumo: É inegável a relevância cultural que o filme Parasita (2019), de Bong Joon-ho, conquistou mundialmente depois de premiações tão importantes quanto a Palma de Ouro do Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Filme da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. As reações do público foram no sentido de considerar Parasita tanto como um filme cômico quanto tenso, surpreendente e de crítica social. O texto procura identificar quais aspectos do estilo fílmico da obra corroboram essas percepções dos espectadores e como elas podem se relacionar umas com as outras. Do ponto de vista narrativo, levou-se em consideração as definições do estilo Hollywood International e da narrativa erotética, ambos conceitos de Noël Carroll, assim como os efeitos, no espectador, de estratégias narrativas como suspense, surpresa e curiosidade, e da criação e quebras de expectativas no geral. Já do ponto de vista gráfico/pictórico, foram considerados os conceitos de animagem, de Gaudreault e Marion, e da Gestalt de Rudolf Arnheim, assim como os efeitos do uso de pré-visualizações como storyboards na produção do filme. Enfim, a análise em si do filme destacou as estruturas de perguntas e respostas, tanto nas cenas como na narrativa como um todo, assim como as relações destas com as temáticas do filme; destacou também as relações entre as tensões narrativas e as dinâmicas de poder entre os personagens, assim como o papel da mise-en-scène, da composição visual e da sequencialidade na construção dessas tensões; e as implicações temáticas e morais da manutenção e quebras de expectativas narrativas e estilísticas.
Abstract: It is undeniable the cultural relevance that the film Parasite (2019), by Bong Joon-ho, conquered worldwide after awards as important as the Palme d'Or at the Cannes Festival and the Oscar for Best Film from the Academy of Motion Picture Arts and Sciences of the United States. Audience reactions were in the sense of considering Parasite as a comic film, as well as a tense, surprising and socially critical movie. The text seeks to identify which aspects of the filmic style of Parasite corroborate these audience perceptions and how they can relate to each other. From the narrative point of view, the definitions of Hollywood International style and erotetic narrative, both concepts by Noel Carroll, were taken into account, as well as the effects, on the spectator, of narrative strategies such as the creation of suspense, surprise and curiosity, and expectations created by these strategies in general. From the graphic/pictorial point of view, we consider the concepts of animage, by Gaudreault and Marion, and Rudolf Arnheim's Gestalt, as well as the effects of using previews such as storyboards in the production of the film. Finally, the analysis of the film itself highlighted the question and answer structure, both in the scenes and in the narrative as a whole, as well as their relationships with the film themes subjects; it also highlighted the relationships between narrative tensions and power dynamics between characters, as well as the role of mise-en-scène, visual composition and sequentiality in the construction of these tensions; as well as the thematic and moral implications of maintaining and breaking narrative and stylistic expectations.
Assunto: Gisaengchung (Filme)
Crítica cinematográfica
Cinema coreano
Cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50289
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lucas Tunes Barbosa - versão 8MB_compressed.pdf7.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons