Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50310
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensinar e aprender práticas corporais na escola: indícios de momentos miméticos
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning corporal practices in school: indicators of mimetic moments
Autor(es): Admir Soares de Almeida Júnior
Resumen: A centralidade do corpo é tomada como referência nos processos pedagógicos relacionados ao ensino de práticas corporais na escola, notadamente nas aulas de educação física. Nesse sentido, são apresentadas reflexões que dialogam com as contribuições de Walter Benjamin sobre a infância e a educação, tendo o conceito de mímesis como elemento relevante de análise. A seguir, analisam-se alguns trechos de narrativas elaboradas por professores e estudantes no contexto de ensino e aprendizagem de práticas corporais, buscando apresentar indícios de momentos miméticos que rompem uma suposta linearidade do cotidiano escolar. Por fim, a partir desses momentos explicitados nas narrativas, reflete-se sobre os desdobramentos que eles têm no processo de formação (inicial e continuada) de professores de educação física, no que se refere à possibilidade de assumir um "corpo expressivo e experiencial".
Abstract: This paper takes as reference the centrality of the body in the pedagogical processes related to the teaching of corporal practices in school, notably in Physical Education classes. In this vein, some reflections that dialogue with Walter Benjamin’s contributions on childhood and education are presented, with the concept of mimesis as a relevant element of the analysis. Furthermore, there is a review of some excerpts of teachers’ and students’ narratives in the context of the teaching and learning of corporal practices, aiming to present indications of mimetic moments that hampers a supposed linearity of the school’s mundane activities. In conclusion, from the mimetic moments expressed in the narratives, there is a reflection about the outcomes experienced in the initial and continuing training of physical education teachers, regarding the possibility of incorporating an “expressive and experiential body”.
Asunto: Imitação
Ensino
Aprendizagem
Educação física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3615
URI: http://hdl.handle.net/1843/50310
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3245
metadata.dc.relation.ispartof: Em Aberto
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ensinar e aprender praticas corporais na escola.pdf446.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.