Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eliandra da Costa Mendes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1798912397012212 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Júnior | pt_BR |
dc.creator | Minervina Aparecida da Silva Chagas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T12:04:19Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T12:04:19Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50340 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por finalidade analisar o eixo currículo presente no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal “Dr. Mário Batista do Nascimento” e perceber quais as implicações do mesmo na constituição de uma gestão escolar mais democrática. Com os novos tempos de globalização tem sido necessário trabalhar com um currículo flexível, dinâmico que atenda as necessidades locais, regionais e culturais dos alunos, incluindo o real e o cotidiano vivido por eles. Nessa perspectiva, é preciso que o currículo esteja voltado para o diálogo, que exista a partir de reflexões coletivas, análise dos fatos e pesquisas, transformando o aluno em um co-autor da proposta curricular. Sendo o currículo, o instrumento que norteia todas as ações educativas da escola, é necessário que ele seja discutido e analisado pelos diversos segmentos da instituição e da comunidade com vistas a inovar e buscar subsídios precisos para se ter uma educação de qualidade. Diante de tantas responsabilidades que perpassam a construção de um currículo escolar, o presente trabalho descreve e analisa os projetos que a escola, localizada no município de Ibertioga/MG, incorporou ao programa curricular de modo que o mesmo possa atender as necessidades e as especificidades locais e culturais da clientela que atende. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.title | A organização do currículo escolar e a qualidade da educação | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_MINERVINA_APARECIDA_DA_SILVA_CHAGAS.pdf | 158.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License