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http://hdl.handle.net/1843/50341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Patrícia Chaves de Carvalho. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0749932781424190 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Oneile Maria de Andrade Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T12:10:05Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T12:10:05Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50341 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas regulares, baseando-se no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dom José Gaspar, focando a falta de acessibilidade nos prédios públicos escolares e a falta de capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com os mesmos. De acordo com o artigo 208, inciso III da Constituição Federal de 1988: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Mas para tal, falta-nos reestruturação física visando a acessibilidade e, principalmente, uma preparação do corpo docente para que nossos profissionais possam realizar este trabalho de forma comprometida e eficiente. Conclui-se portanto, de acordo com a realidade que vivenciamos, que a reestruturação física dos espaços escolares, apesar de quase inexistente, tem-se tornado uma preocupação nacional e, com isso, vem acontecendo de forma muito lenta mas gradativa. Porém, a capacitação dos profissionais da educação ainda não teve início nas escolas públicas. O trabalho é realizado apenas com a “boa vontade” do professor. Tendo em vista esta falta de mão de obra qualificada, nossas escolas tornam-se impossibilitadas de executar um trabalho sério e eficaz com crianças especiais. Aos nossos olhos, um professor que teve um treinamento, uma aprendizagem para se adequar à educação inclusiva é hoje jóia rara em nosso meio e deve ser valorizado.Logo, todos os educadores devem ser preparados e treinados para desempenhar sua função na educação especial, para que só então esta tenha seu direito garantido e a educação, seu papel cumprido. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas regulares | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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