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dc.contributor.advisor1Jacqueline Silva Figueiredo Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5825803986906214pt_BR
dc.creatorSilvânia Aparecida de Deuspt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T12:32:50Z-
dc.date.available2023-02-24T12:32:50Z-
dc.date.issued2011-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50346-
dc.description.resumoO referente trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um aprofundamento da temática: O papel do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Currículo Escolar, apresentando como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre PPP, Currículo e suas relações com o trabalho pedagógico. O trabalho teve como foco o estudo do currículo a partir do constante processo de construção e reconstrução do currículo em uma escola democrática, que precisa dele como norteador para o trabalho a desenvolver, tendo em vista seu papel social em função da comunidade que atende. E para efetuação desse objetivo, tomou-se como referencial teórico, textos de fundamental pertinência pertencentes a conceituados autores sobre o assunto. Percebe-se que teóricos do currículo chama a atenção para que se possa pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional, sua relação com o currículo escolar e a formação global dos indivíduos. Além disso, no decorrer do trabalho, discutiu-se como os teóricos do currículo defendem a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do Projeto Político Pedagógico e, consequentemente, na elaboração de uma proposta curricular que atenda aos interesses e demandas da comunidade. Este trabalho procurou demonstrar a importância que o Projeto Político Pedagógico tem para a organização e vivência de uma escola que visa qualidade de ensino. O currículo, entretanto, abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar o Projeto Político Pedagógico. Assim sendo, é indispensável que a escola e a comunidade se reúnam para discutir a concepção atual de currículo expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e as necessidades do público que atende.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.titlePapel do Projeto Político Pedagógico e currículo escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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