Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jacqueline Silva Figueiredo Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5825803986906214 | pt_BR |
dc.creator | Silvânia Aparecida de Deus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T12:32:50Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T12:32:50Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50346 | - |
dc.description.resumo | O referente trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um aprofundamento da temática: O papel do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Currículo Escolar, apresentando como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre PPP, Currículo e suas relações com o trabalho pedagógico. O trabalho teve como foco o estudo do currículo a partir do constante processo de construção e reconstrução do currículo em uma escola democrática, que precisa dele como norteador para o trabalho a desenvolver, tendo em vista seu papel social em função da comunidade que atende. E para efetuação desse objetivo, tomou-se como referencial teórico, textos de fundamental pertinência pertencentes a conceituados autores sobre o assunto. Percebe-se que teóricos do currículo chama a atenção para que se possa pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional, sua relação com o currículo escolar e a formação global dos indivíduos. Além disso, no decorrer do trabalho, discutiu-se como os teóricos do currículo defendem a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do Projeto Político Pedagógico e, consequentemente, na elaboração de uma proposta curricular que atenda aos interesses e demandas da comunidade. Este trabalho procurou demonstrar a importância que o Projeto Político Pedagógico tem para a organização e vivência de uma escola que visa qualidade de ensino. O currículo, entretanto, abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar o Projeto Político Pedagógico. Assim sendo, é indispensável que a escola e a comunidade se reúnam para discutir a concepção atual de currículo expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e as necessidades do público que atende. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.title | Papel do Projeto Político Pedagógico e currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SILVANIA_APARECIDA_DE_DEUS.pdf | 213.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License