Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50365
Type: Dissertação
Title: A Umbanda esotérica e seu processo educativo: caminhos de superação do racismo religioso
Other Titles: The Esoteric Umbanda and its educational process: ways of overcoming religious racism
Authors: Alcides Junio Silva Lopes
First Advisor: Conceição Clarete Xavier Travalha
Abstract: Esta pesquisa investiga a construção de processos educativos constituídos a partir da minha vivência em um terreiro de Umbanda Esotérica situado em Esmeraldas/MG. Busco refletir sobre as possíveis contribuições pedagógicas da umbanda para o fomento do diálogo interreligioso, bem como para a construção de uma rede de resistência a partir dos seus sujeitos, tendo em vista a construção de relações sociais objetivando a superação do racismo religioso presente em nossa sociedade. Esse trabalho tem como referenciais teóricos as obras de Ferdinand Röhr (2011, 2013), considerando especialmente seu enfoque na multidimensionalidade do homem e da realidade; de Stuart Hall (2006), com destaque para a questão da identificação dos sujeitos; e de Jessé Souza (2021), com sua abordagem multidimensional e multicultural do racismo. Levando em consideração a opção metodológica, o trabalho baseou-se em pesquisa qualitativa etnográfica e autoetnográfica; permeada pela escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo (2020); e pela pesquisa participante. Utilizamos também pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas com os participantes do templo Tenda de Umbanda Oriental Senhores de Aruanda, além das reflexões advindas da vivência do pesquisador como sacerdote no terreiro da Umbanda Esotérica. Foi gerado um recurso pedagógico em formato audiovisual, onde buscamos apresentar o depoimento de alguns umbandistas a respeito do racismo religioso a partir de suas próprias vivências.
Abstract: This research investigates the construction of educational processes based on my experience in an Esoteric Umbanda Terreiro in Esmeraldas/MG. I try to reflect on the possible pedagogical contributions of Umbanda to the promotion of inter-religious dialogue and the construction of a network of resistance from its subjects, aiming to build social relations to overcome the religious racism present in our society. This paper has a wide range of theoretical references from Ferdinand Röhr (2011, 2013) work, considering especially his approach to the multidimensionality of man and reality. Stuart Hall (2006) highlights the subject's issue identification, and Jessé Souza (2021), with his multidimensional and multicultural approach to racism. Considering the methodological option work was based on ethnographic and autoethnographic qualitative research; permeated by the writing, a term coined by Conceição Evaristo (2020); and by participant research. We also used bibliographic research, and semistructured interviews with participants of Tenda de Umbanda Oriental Senhores de Aruanda's temple, in addition to the reflections arising from the researcher's experience as a priest in the Esoteric Umbanda Terreiro. An audio-visual pedagogical resource format was created, where we seek to present the testimony of some Umbanda practitioners regarding religious racism from their own experiences.
Subject: Educação
Educação - Aspectos religiosos
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Umbanda - Aspectos educacionais
Cultos afro-brasileiros - Aspectos educacionais
Multiculturalismo
Racismo
Discriminação na educação
Liberdade de ensino
Discriminação racial
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50365
Issue Date: 28-Nov-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Alcides J S Lopes (1).pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.