Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50365
Tipo: Dissertação
Título: A Umbanda esotérica e seu processo educativo: caminhos de superação do racismo religioso
Título(s) alternativo(s): The Esoteric Umbanda and its educational process: ways of overcoming religious racism
Autor(es): Alcides Junio Silva Lopes
Primeiro Orientador: Conceição Clarete Xavier Travalha
Resumo: Esta pesquisa investiga a construção de processos educativos constituídos a partir da minha vivência em um terreiro de Umbanda Esotérica situado em Esmeraldas/MG. Busco refletir sobre as possíveis contribuições pedagógicas da umbanda para o fomento do diálogo interreligioso, bem como para a construção de uma rede de resistência a partir dos seus sujeitos, tendo em vista a construção de relações sociais objetivando a superação do racismo religioso presente em nossa sociedade. Esse trabalho tem como referenciais teóricos as obras de Ferdinand Röhr (2011, 2013), considerando especialmente seu enfoque na multidimensionalidade do homem e da realidade; de Stuart Hall (2006), com destaque para a questão da identificação dos sujeitos; e de Jessé Souza (2021), com sua abordagem multidimensional e multicultural do racismo. Levando em consideração a opção metodológica, o trabalho baseou-se em pesquisa qualitativa etnográfica e autoetnográfica; permeada pela escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo (2020); e pela pesquisa participante. Utilizamos também pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas com os participantes do templo Tenda de Umbanda Oriental Senhores de Aruanda, além das reflexões advindas da vivência do pesquisador como sacerdote no terreiro da Umbanda Esotérica. Foi gerado um recurso pedagógico em formato audiovisual, onde buscamos apresentar o depoimento de alguns umbandistas a respeito do racismo religioso a partir de suas próprias vivências.
Abstract: This research investigates the construction of educational processes based on my experience in an Esoteric Umbanda Terreiro in Esmeraldas/MG. I try to reflect on the possible pedagogical contributions of Umbanda to the promotion of inter-religious dialogue and the construction of a network of resistance from its subjects, aiming to build social relations to overcome the religious racism present in our society. This paper has a wide range of theoretical references from Ferdinand Röhr (2011, 2013) work, considering especially his approach to the multidimensionality of man and reality. Stuart Hall (2006) highlights the subject's issue identification, and Jessé Souza (2021), with his multidimensional and multicultural approach to racism. Considering the methodological option work was based on ethnographic and autoethnographic qualitative research; permeated by the writing, a term coined by Conceição Evaristo (2020); and by participant research. We also used bibliographic research, and semistructured interviews with participants of Tenda de Umbanda Oriental Senhores de Aruanda's temple, in addition to the reflections arising from the researcher's experience as a priest in the Esoteric Umbanda Terreiro. An audio-visual pedagogical resource format was created, where we seek to present the testimony of some Umbanda practitioners regarding religious racism from their own experiences.
Assunto: Educação
Educação - Aspectos religiosos
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Umbanda - Aspectos educacionais
Cultos afro-brasileiros - Aspectos educacionais
Multiculturalismo
Racismo
Discriminação na educação
Liberdade de ensino
Discriminação racial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50365
Data do documento: 28-Nov-2022
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