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dc.contributor.advisor1Antônio José Lopes Alvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2784833586739441pt_BR
dc.contributor.referee1Andréia de Assis Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Eucidio Pimenta Arrudapt_BR
dc.creatorPatrícia Rabelo Goulartpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338787472775618pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T12:33:51Z-
dc.date.available2023-02-27T12:33:51Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50400-
dc.description.abstractThis dissertation was developed from the need to develop viable alternatives for the application of digital technologies in education, among the various technological innovations, the use of Virtual and Augmented Reality was investigated. These resources are considered one of the most advanced forms of human-computer interface and have three-dimensional graphic images, overlapping the limits of computer interfaces that are restricted to the two-dimensional space of the screens. The objective was to investigate, from the perception of teachers and students, the development and implementation of an interdisciplinary teaching plan from the perspective of active learning, which incorporates the use of these technologies. To this end, a field study was conducted in a school in Minas Gerais. The research methodology was characterized by a qualitative approach and data collection was done through three strategies: participant observation, questionnaire and semi-structured interview. It is noteworthy that this study took place in the period of the worldwide dissemination of a new disease and the fieldwork was carried out in the return face-to-face, after a long period of suspension of classes due to physical distancing measures adopted as a way to prevent COVID-19. As research results, it was found that the use of resources is relevant to the construction of school knowledge and the autonomy of students, to the extent that they became co-responsible for the progress of the classes. It also proved to be challenging, mainly because of the apprehension of the school community that had to adapt, in a hurry, to the pandemic reality. Other difficulties were faced, such as: the short time to plan and execute the classes, the initial insecurity of the participants in using technological resources and methodologies that are not very present in the school environment. As an educational resource, we proposed the production of an e-book containing the lesson plans collectively developed during the course of this research, so that this material can contribute to the practice of teachers who are interested in the theme.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi elaborada a partir da necessidade de desenvolver alternativas viáveis para aplicação de tecnologias digitais na educação, dentre as diversas inovações tecnológicas, foi investigado o uso da Realidade Virtual e Aumentada. Esses recursos são considerados uma das formas mais avançadas de interface homem-computador e dispõem de imagens gráficas tridimensionais, sobrepondo-se aos limites das interfaces computacionais que se restringem ao espaço bidimensional das telas. Objetivou-se investigar, a partir da percepção de professores e estudantes, a elaboração e implementação de um plano de ensino interdisciplinar na perspectiva da aprendizagem ativa, que incorpore o uso dessas tecnologias. Para tanto, foi realizado estudo de campo em uma escola da Rede Municipal de Contagem em Minas Gerais. A metodologia da pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de três estratégias: observação-participante, questionário e entrevista semiestruturada. Salienta-se que este estudo ocorreu no período da disseminação mundial de uma nova doença e o trabalho de campo foi realizado no retorno presencial, após longo período de suspensão das aulas devido às medidas de distanciamento físico adotadas como forma de prevenção à COVID-19. Como resultados da pesquisa, constatou-se que a utilização dos recursos é relevante para a construção do conhecimento escolar e da autonomia dos educandos, na medida em que se tornaram corresponsáveis pelo andamento das aulas. Também demonstrou-se desafiadora, principalmente diante da apreensão por parte da comunidade escolar que teve que se adaptar, às pressas, à realidade pandêmica. Outras dificuldades foram enfrentadas, como: o pouco tempo para o planejamento e execução das aulas, a insegurança inicial das participantes em utilizar recursos tecnológicos e metodologias pouco presentes no âmbito escolar. Propôs-se, como recurso educacional, a produção de um e-book contendo os planejamentos de aula elaborados coletivamente durante o percurso desta pesquisa, de forma que este material possa contribuir com a prática de professores que tenham interesse pela temática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectrealidade virtualpt_BR
dc.subjectrealidade aumentadapt_BR
dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleRecursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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