Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Durcelina Ereni Pimenta Arrudapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188417D4&tokenCaptchar=03AGdBq27Vx5tBv2TatV6QiWye72VFJ0yFjXvps2kT9NWN9reugXCp-zK6mvEVDKL4XVC5RSF5KOuI56v-2-PHpVgERuI5iFE2gPSd0dqAKKaxpEKcfYqrtyOo8zmIzSaZMskSVYf6RnyhSkZGFuqYy_tkcp9sYK1ikZ9xljounOAEzL9ij2SqFBYM4UuorD0Ax86um-HtC_6IwS9uKrPR1URi9NH1W_B4sJyxxqg7YGPzBeu21IGrKkLg18fDILeu_QL3XBriv7B4CUVTFRtT-50L9WE-9PYJ9zs8Cho174i5dTqfVlk9Mf-fPHkIyKStfrly_cYrQYbkzCglCMWB8JTYf8NzV-jZozNWVDRY-vTM9RX7wLB0rmN6i6d3gc5IcOwWxyoYWQI-Mn3cmdEJH-2pxw_dYYrQy8kqQUmxH3Q1vGhjNPCay3wR0QRekBF5gfnp7Q1yt-WD_amNk88qY8IZgu2Mu9kt3Apt_BR
dc.creatorNilson Ferreira Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474987E7&tokenCaptchar=03AGdBq24fUpemPq1RSv8VyJ6WvZjbxyuvIqM6iaWn8IHLmnBoU4LuPSps7-oC5DHD8e8VjI5e14R_eyyK67_33Epsb42-iGQEJIYtmIQdqCjjZeD6riZhN3_exmezvjezx2fQC53_sSfrOCNraMr1Mry3DbjCBrU-BzdzVjYnqBYUZ9rVsp_Bcj3pxSNq7qeqC_yx5SfH-fWxOET424A8rZ-vnBNRogRYrSbUT-dX8jbLNvU1zrO7SXpAhW5joepvowPBGhQqCBhGRHkz-v2-MWTw8IoSHDYOYzp7GT-x6S0fXAuZT2E3ofAasNQbtsdpTpca9JDIaEWtA4iwPV3V30NI5yXJYLexDwf3fQpDeGa37taAfCKJbpEHBjsyVvfznytce-Fn5KJ6wsCbSYxOkT9pMIXOgTVDbATsTZQyPqKCsih2wKKTPBAHJqcWK6cJLZWfw6ZKsnsd7CYFCuGwtT2orgDczRUNMApt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T12:51:08Z-
dc.date.available2023-02-27T12:51:08Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50405-
dc.description.abstractThe use of Free Software is increasingly present in young people's lives. Today the vast majority of smartphones run the Android operating system, which is a derivative of Free Software, because we believe in the sharing of ideas and collective intelligence, that education is a way to construct critical subjects of their reality and that technology is a possible path in the transformation of these subjects. The present work aims to find information about the investments of the state government of Minas Gerais for the use of free software in public elementary schools from 2011 to 2017. Due to a large number of computer labs present in schools and the constant complaint of teachers about software and equipment, the text tries to understand the investments in teacher training for the use of free software and public policies and government programs to promote the use of tools available in school. For that, we performed a quantitative and qualitative analysis of the data, with information based on data from the Minas Gerais government and also based on data from research agencies such as INEP. With this information in hand was our intention to answer some questions such as: Which schools contain computer lab with free software installed on the machines? How many teachers were trained in the use of free tools? Is there any pedagogical plan for the use of computers in the courses offered? That said, based on the answers, we built an online tool that would show anyone interested in Free Software and education, schools that use free software in their pedagogical practices, as well as the available equipment and installed software. In this way, greater access to information for possible exchange of experiences, new research, free software and education, or even teacher training for the use of tools will be possible.pt_BR
dc.description.resumoO uso de Software Livre está cada vez mais presente na vida dos jovens. Hoje a grande maioria dos smartphones rodam o sistema operacional Android, que é um derivado do Software Livre, por acreditarmos no compartilhamento de ideias e na inteligência coletiva, que a educação é um caminho para a construção de sujeitos críticos de sua realidade e que a tecnologia é um caminho possível na transformação desses sujeitos. O presente trabalho tem como objetivo buscar informações sobre os investimentos do governo de estado de Minas Gerais para o uso de software livre em escolas públicas de ensino básico no período de 2011 a 2017. Devido a um grande número de laboratórios de informática presentes nas escolas e a constante reclamação dos professores sobre os softwares e equipamentos, o texto tenta entender os investimentos em treinamento de docentes para o uso de software livre e as políticas públicas e programas do governo para promoção do uso das ferramentas disponíveis na escola. Para isso fizemos uma análise quantitativa e qualitativa dos dados, com informações baseadas em dados do governo de Minas Gerais e, também, com base em dados de órgãos de pesquisa, como o INEP. Com essas informações em mãos foi nosso intuito responder algumas perguntas como: quais escolas contêm laboratório de informática com software livre instalado nas máquinas? Quantos professores receberam capacitação para o uso das ferramentas livres? Existe algum plano pedagógico para o uso de computadores nas disciplinas oferecidas? Posto isto, a partir das respostas, construímos uma ferramenta online, que mostrara para qualquer pessoa que tenha interesse na temática Software Livre e educação, as escolas que utilizam software livre em suas práticas pedagógicas, bem como os equipamentos disponíveis e os softwares instalados. Dessa forma, será viabilizado a todos um maior acesso às informações para possíveis troca de experiências, novas pesquisas, com a temática software livre e educação ou até mesmo a formação de professores para o uso das ferramentas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherSoftware livre - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação - Políticas públicaspt_BR
dc.titleSoftware livre e educação: políticas públicas de incentivo ao uso de software livre em escolas de ensino básico em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho final__Nilson.0202.pdf02 022.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.