Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50412
Tipo: Tese
Título: Estratificação horizontal na educação superior de Minas Gerais: diferenças regionais nos sistemas público e privado, nos graus acadêmicos e nas carreiras
Autor(es): Ana Paula Guedes Henrique
Primeiro Orientador: Maria Teresa Gonzaga Alves
Primeiro membro da banca : Cláudio Marques Martins Nogueira
Segundo membro da banca: Carolina Zucarelli
Terceiro membro da banca: Wania Maria Guimarães Lacerda
Quarto membro da banca: Valéria Cristina de Oliveira
Resumo: Nos últimos trinta anos, o ensino superior brasileiro passou de 1,5 para 8,3 milhões de matrículas. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de instituições e matrículas no ensino superior e passou pelo processo de expansão, interiorização e diversificação desse nível de ensino, que veio acompanhado da segmentação interna do sistema: a chamada estratificação horizontal. Logo, este é um problema observável no contexto mineiro. Tendo em vista as desigualdades geográficas do estado, esta pesquisa pretendeu identificar e analisar onde e com qual intensidade são observadas as desiguais chances de acesso e de conclusão na educação superior mineira. Para a análise, utilizamos abordagens dos estudos sobre a estratificação horizontal na educação superior fazendo um diálogo com o conceito de interseccionalidade (CRENSHAW, 2002). Os dados analisados foram os da coorte de matriculados no ano de 2018 na modalidade presencial de Minas Gerais disponibilizados pelo Censo da Educação Superior e dos concluintes em graduações presenciais dos anos 2017 a 2019 coletados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em relação aos cursos analisados Medicina se destacou, pois, as chances de conclusão no curso revelaram-se fortemente associadas à origem social, com predominância de estudantes de camadas sociais privilegiadas. Computação e áreas correlatas chamaram atenção pela acentuada influência do gênero nas chances de conclusão, com forte presença de estudantes do sexo masculino. Observamos a vantagem quantitativa das mulheres, brancas e negras, no ensino superior privado e dos homens brancos nos bacharelados do setor público. Notamos também que é mais provável mulheres brancas e negras e homens negros concluírem licenciaturas, em comparação com homens brancos. Contudo, as chances de conclusão das distintas áreas/cursos, em relação às possibilidades de conclusão de uma licenciatura, foram menos discrepantes entre os grupos de raça e gênero no setor público e nas mesorregiões ao norte de Minas Gerais. Essas regiões, que foram beneficiadas pelas políticas de interiorização das instituições federais, romperam com tendências apreendidas no Centro-Sul e no Triângulo Mineiro. No Centro-Norte, tanto no setor público quanto privado a composição social dos estudantes se revelou mais baixa e os estudantes negros, especialmente as mulheres negras, estão em maior proporção inclusive em cursos mais seletivos e cujos os diplomas são mais valorizados simbólica e economicamente. Nossos resultados sustentam que a criação de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas e de Institutos Federais em regiões menos desenvolvidas economicamente contribuem para diminuir a estratificação horizontal no sistema de ensino superior
Abstract: For the last thirty years, Brazilian higher education has gone from 1.5 to 8.3 million enrolments. Minas Gerais (MG) is the second state with the highest number of institutions and enrolments in higher education, and it went through the process of expanding, interiorising and diversifying this level of education, which was followed by the system’s internal segmentation: what is called horizontal stratification. Thus, you can observe such a problem in MG. Considering the state’s geographical inequalities, this study aimed at identifying and analysing where and to what degree the unequal chances of accessing and concluding Minas Gerais’ higher education occur. For this purpose, we used studies about horizontal stratification linked to the concept of intersectionality (CRENSHAW, 2002). We analysed data from the cohort of enrolled students in Minas Gerais’ presential courses in 2018, made available by the Censo da Educação Superior (Higher Education Census). Furthermore, we studied information regarding the students who were concluding presential courses from 2017 to 2018, gathered by Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Students’ Performance National Exam). Compared to other courses, we call attention to Medical School, since a person’s chance of concluding it is strongly associated with their social origin, with the prevalence of students from privileged social classes. Computing School and related areas were pointed out for the significant influence of gender in the chances of conclusion, with a strong presence of male students. We observed the quantitative advantage of both black and white women in private higher education, whereas white men prevailed in the public sector’s bachelor degrees. We also detected that it is more likely that black and white women and black men conclude teaching degree, compared to white men. However, the chances of concluding different areas/courses, compared to the possibilities of concluding a teach-training college, were less disparate between groups of race and gender in the public sector and the Northern regions of Minas Gerais. These areas, which were benefited by public policies of federal institutes’ interiorisation, have counteracted tendencies that took place in the South-Centre and the Triângulo Mineiro (Minas Gerais’ Triangle). In the North-Centre, in both public and private sectors, students’ social background was less privileged, and black students, especially black women, are present in higher proportions, including in more selective courses whose degrees are more economically and symbolically valued. Our results demonstrate that establishing public and private Higher Education Institutions and Federal Institutes in less economically developed regions contribute to diminishing horizontal stratification in the higher education system.
Assunto: Educação
Ensino superior - Minas Gerais - Avaliação
Ensino superior - Minas Gerais - Aspectos sociais - Avaliação
Avaliação educacional
Ensino superior - Democratização da educação
Ensino superior - Relações de gênero
Ensino superior - Relações raciais
Ensino superior - Relações étnicas
Ensino superior - Rendimento escolar - Avaliação
Estudantes universitários - Rendimento escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50412
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_ANA_PAULA_GUEDES_HENRIQUE.pdf3.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.