Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/50426
Tipo: | Tese |
Título: | Trajetórias de formadores/as de educadores/as de pessoas jovens e adultas no Brasil - da terra para o papel: elementos necessários para a formação do/a educador/a |
Título(s) alternativo(s): | Trajectories of teacher’s formers of young and adult people in Brazil - from the ground to the paper: necessary elements for the formation of the educator Trayectorias de formadores de educadores de personas jóvenes y adultas en Brasil - de la tierra al papel: elementos necesarios para la formación del educador |
Autor(es): | Clarice Wilken de Pinho |
Primeiro Orientador: | Leôncio José Gomes Soares |
Primeiro Coorientador: | Osmar Fávero |
Primeiro membro da banca : | Lúcia Helena Alvarez Leite |
Segundo membro da banca: | Miguel Gonzalez Arroyo |
Terceiro membro da banca: | Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva |
Quarto membro da banca: | Marilia Pontes Sposito |
Resumo: | Busca-se, por meio deste trabalho, conhecer as trajetórias de formadores/as de educadores/as de pessoas jovens e adultas no Brasil. Como questão central procuramos responder quem, quando e onde estas pessoas trabalharam na formação de educadores/as da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo de suas trajetórias. Nossas reflexões aprofundaram nas discussões acerca dos elementos necessários para a formação deste/a educador/a, dialogando com Arroyo (2017); Brandão (2002a); Fávero (2006); Freire (2014); Jara (2020); Soares (2003); Vieira (2006), entre outros/as. Como caminho metodológico realizamos um levantamento de nomes de referência na história da EJA e selecionamos cinco formadores/as com trajetórias longevas e diversificadas, sendo eles/as: Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti (MG), Timothy Denis Ireland (PB), Elza Maria Fonseca Falkembach (RS), Edna Castro de Oliveira (ES) e Sérgio Haddad (SP). Como critério de escolha, buscamos contemplar homens e mulheres de diferentes regiões do país, que trabalharam tanto nas universidades como em outros espaços formativos. Optamos por compreender suas trajetórias por meio do relato autobiográfico, uma vez que esta metodologia permite resgatar as memórias significativas dessas pessoas (PASSEGGI; SOUZA, 2017; DELORY-MOMBERGER, 2005). Podemos afirmar que os/as formadores/as de educadores/as de pessoas jovens e adultas contribuem com a formação de outras pessoas de acordo com as experiências que foram acumulando, tendo a Educação Popular um papel importante em suas reflexões-ações-reflexões ao longo da vida. Em termos de relevância, consideramos que o trabalho contribui para o debate acerca do corpo de conhecimentos necessários para a formação de profissionais para trabalharem nessa área, portanto, para a busca da qualidade na EJA. |
Abstract: | Through this work, we seek to know the trajectories of trainers of youth and adult educators in Brazil. As a central question we tried to answer who, when and where these people have worked in the training of Youth and Adult Education (YAE) educators, throughout their trajectories. Our reflections delved into discussions about the elements necessary for the training of this educator, in dialogue with Arroyo (2017); Brandão (2002); Fávero (2006); Freire (2014); Jara (2020); Soares (2003); Vieira (2006), among others. As a methodological path, we conducted a survey of names of reference in the history of YAE and selected five educators with long and diverse trajectories: Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti (MG), Timothy Denis Ireland (PB), Elza Maria Fonseca Falkembach (RS), Edna Castro de Oliveira (ES) and Sérgio Haddad (SP). As a criterion for our choice, we sought to contemplate men and women from different regions of the country, who worked both in universities and in other formative spaces. We chose to understand their trajectories through autobiographical accounts, since this methodology allows us to rescue the significant memories of these people (PASSEGGI; SOUZA, 2017; DELORY-MOMBERGER, 2005). We can affirm that the educators of young and adult people contribute to the training of other people according to the experiences they have accumulated, with Popular Education has an important role in their life-long reflections-actions-reflections. About its relevance, we consider that the present work contributes to the debate about the body of knowledge necessary to train professionals to work in this area, therefore, to the search for quality in YAE. |
Assunto: | Educação Educadores de adultos - Formação Educação de adultos Educação popular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50426 |
Data do documento: | 18-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.