Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eucídio Pimenta Arrudapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9029995370012419pt_BR
dc.creatorCleder Tadeu Antão da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707894123554136pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T15:06:31Z-
dc.date.available2023-02-27T15:06:31Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50437-
dc.description.abstractThe following thesis analyzes the agenda building processes and the challenges in formulation of Distance Education institutional policies, in the context of offering Professional Education, having as investigative locus the institutions of Professional, Scientific and Technological Federal Education Network (RFEPCT). The work focus on the particular path of Education, Science and Technology Federal Institutes and has as the intention to foster the debate about public Distance Education in the context of the offer of Professional Education. The investigation seeks to comprehend the dimensions of Distance Education agenda building in RFEPCT, as well as the constitutive processes of formulation of institutional policies for the modality, from the experience of Minas Gerais Federal Institutes (IFs). In order to understand such aspects, it was developed research of qualitative nature, in form of a case study in the typology multi cases. It was made the documental analysis of normative and official texts, besides bibliographic research to examine the processes related to the agenda building of Distance Education in RFEPCT, as well as the path covered by mineiros institutes in relation to the formulation of institutional policies to the area in the investigated state. It is expected that the current research work offers an importante contribution to the debate about Distance Education, in the context of Professional Education, from some constituting dimensions of the area, that go from the agenda building for the modality in RFEPCT to the institutional policies formulation processes having as basis the 05 (five) Minas Gerais Federal Institutes. It is expected still that the developed study cooperates directly or indirectly with the offerer institutions, besides researchers, docents and managers involved with the offer of Professional Education in the modality, in order to foster the debate about the evidenced field of study and research, especially involving the institutionalization of Distance Education.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese analisa os processos de construção de agenda e os desafios da formulação de políticas institucionais de Educação a Distância (EaD), no âmbito da oferta de Educação Profissional (EP), tendo como locus investigativo os estabelecimentos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Este trabalho focaliza a trajetória particular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) e tem como intuito fomentar o debate sobre a EaD pública, no âmbito da oferta de EP. A investigação realizada busca compreender as dimensões da construção da agenda da EaD na RFEPCT, assim como os processos constitutivos da formulação de políticas institucionais para a modalidade, a partir da experiência dos IF’s, de Minas Gerais. Para se entender tais aspectos, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, sob a forma de um estudo de caso na tipologia multicasos. Análise documental de textos oficiais e normativos também foi realizada, além de pesquisa bibliográfica para exame dos processos referentes à formação da agenda da EaD na RFEPCT, assim como também foi percorrido caminho pelos institutos mineiros no tocante à formulação de suas políticas institucionais para a área no estado investigado. Espera-se que o presente trabalho de pesquisa ofereça importante contribuição para o debate sobre EaD pública no âmbito da EP, a partir de algumas dimensões constituintes, que vão desde a formação da agenda para a modalidade na RFEPCT, até os processos de formulação de políticas para a área, tendo como base os 05 (cinco) IF’ de Minas Gerais. Espera-se, ainda, que o estudo desenvolvido colabore, direta ou indiretamente, com as instituições ofertantes, além de pesquisadores, docentes e gestores envolvidos com a oferta de EP na modalidade a distância, de maneira a fomentar o debate sobre os campos de estudos e pesquisa evidenciados, sobretudo, envolvendo a institucionalização da EaD pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectInstitucionalização da educação a distânciapt_BR
dc.subjectPolíticas institucionais de educação a distânciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas.pt_BR
dc.subjectRFEPCT - Institutos Federaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino à distância - Ensino técnicopt_BR
dc.subject.otherEnsino à distância - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino profissional - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino técnico - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEscolas técnicas - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEscolas públicaspt_BR
dc.titleA agenda da educação a distância pública: desafios dos processos de formulação de políticas institucionais para a modalidade no interior da rede federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agenda da Educação a Distância Pública.pdf4.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.