Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50440
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino de genética numa perspectiva investigativa para alunos do 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A proposal for teaching genetics in an investigative perspective for students in the 9th grade of elementary school
Autor(es): Kênea Flávia de Souza Fernandes Rodrigues
Primeiro Orientador: Marina de Lima Tavares
Primeiro Coorientador: Adlane Vilas-Boas
Primeiro membro da banca : Luiz Gustavo Franco Silveira
Segundo membro da banca: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
Resumo: Essa pesquisa constituiu-se de um estudo qualitativo que buscou desenvolver uma sequência didática utilizando a abordagem do Ensino por Investigação para trabalhar o tema herança e variabilidade genética, no 9º ano do ensino fundamental. Foi um estudo que se deu no período da pandemia do Covid-19 que trouxe o desafio de construir uma sequência didática que se adequasse aos ambientes de ensino remoto e presencial, diante das incertezas de uma pandemia e seu efeito no funcionamento das escolas. Pensando em um ensino de Ciências menos conteudista e mais contextualizado, a intenção deste estudo foi desenvolver atividades que oportunize por meio de perguntas e problematizações, situações em que o estudante seja estimulado a desenvolver autonomia na construção de hipóteses, argumentos, análise de dados, reflexão e criticidade. A sequência didática proposta nesta pesquisa apresenta três atividades sobre herança e variabilidade genética que passam por contextos diferentes. No desenvolvimento da sequência a atividade 1 traz uma problematização inicial, a atividade 2 perguntas exploratórias para os estudantes construírem explicações, e a atividade 3 tem o foco na conclusão e sistematização dos estudantes sobre tema do estudo. Para a coleta de dados foi realizada a gravação de áudios durante as aulas e registros escritos das atividades pelos estudantes. Na a análise dos dados recorremos ao estudo de Machado e Sasseron que propõe a construção teórica de categorias para perguntas feitas por professores de Ciências em atividades investigativas. Utilizamos essas categorias em nosso estudo visando compreender até que ponto as perguntas feitas pela professora pesquisadora contribuíram para a ocorrência do ensino por investigação durante as interações com os estudantes. Os dados obtidos evidenciaram que as perguntas da professora mobilizaram os estudantes no levantamento de hipóteses, na análise de dados, na construção de argumentos para a problematização apresentada, bem como a reflexão e criticidade sobre o tema do estudo.
Abstract: This research consisted of a qualitative study that sought to develop a didactic sequence using the Teaching by Investigation approach to work on the subject of inheritance and genetic variability, in the 9th year of elementary school. It was a study that took place during the period of the Covid-19 pandemic that brought the challenge of building a didactic sequence that would suit both remote and face-to-face teaching environments, given the uncertainties of a pandemic and its effect on the functioning of schools. Thinking about a less content-based and more contextualized Science teaching, the intention of this study was to develop activities that provide opportunities, through questions and problematizations, situations in which the student is encouraged to develop autonomy in the construction of hypotheses, arguments, data analysis, reflection and criticality. The didactic sequence proposed in this research presents three activities on inheritance and genetic variability that go through different contexts. In the development of the sequence, activity 1 brings an initial problematization, activity 2 exploratory questions for students to build explanations, and activity 3 focuses on the conclusion and systematization of students on the subject of the study. For data collection, audio was recorded during classes and written records of activities by students were recorded. In the data analysis, we resorted to the study by Machado and Sasseron, which proposes the theoretical construction of categories for questions asked by Science teachers in investigative activities. We used these categories in our study in order to understand to what extent the questions asked by the research teacher contributed to the occurrence of teaching by investigation during interactions with students. The data obtained showed that the teacher's questions mobilized the students in raising hypotheses, in data analysis, in the construction of arguments for the problematization presented, as well as reflection and criticality on the subject of the study.
Assunto: Educação
Biologia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Biologia - Métodos de ensino
Genética - Estudo e ensino (Ensino médio)
Ciências da vida - Estudo e ensino (Ensino médio)
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50440
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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