Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marisa Ribeiro Teixeira Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026096226745336pt_BR
dc.contributor.referee1Rita de Cássia Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Paula Karruzpt_BR
dc.contributor.referee3Agnez Lélis Saraivapt_BR
dc.creatorLuciana Goncalves de Oliveira Gotelipept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594590013161228pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T15:28:19Z-
dc.date.available2023-02-27T15:28:19Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50443-
dc.description.abstractFocusing on the coexistence between the processes of inclusion and exclusion in Brazilian higher education, this work aims to expose evidence of this contradictory movement. To this end, it sought to demonstrate it through the systematization of historical series on the growth of enrolment in on-site and distance undergraduate courses, the offer of vacancies and the number of new entrants, as well as the institutions. It then presents the main government policies of national scope, inducing this process. Supported by the quantitative analysis of data from the Higher Education Census, referring to the years 2010, 2015 and 2019, and in the researched literature, it was shown that public institutions have a greater permanence of freshmen in the initial year, than the admission of students in the modality the distance has been increasing in the last ten years, but with greater exclusion. And the percentage of students who enter higher education, coming from public schools is also increasing, on the other hand, these students present greater exclusion in the initial year of entry. It was concluded that, as attested by the literature, there was a change in the Brazilian university profile, which now has a greater participation of blacks, browns, indigenous people, women and the disabled, but some differences/inequalities were maintained, or sometimes deepened, such as horizontal stratification and greater access to less prestigious institutions.pt_BR
dc.description.resumoCom foco na coetaneidade entre os processos de inclusão e exclusão na educação superior brasileira, este trabalho tem como objetivo expor evidências desse movimento contraditório. Para tanto, procurou demonstrá-lo mediante a sistematização de séries históricas do crescimento da matrícula na graduação presencial e a distância, da oferta de vagas e do número de ingressantes, assim como das instituições. Expõe em seguida as principais políticas governamentais de abrangência nacional indutoras desse processo. Apoiado na análise quantitativa dos dados do Censo da Educação Superior de 2010, 2015 e 2019, bem como na literatura pesquisada, demostra que as Instituições de Ensino Superior públicas apresentam maior permanência de ingressantes no ano inicial e o ingresso de estudantes na modalidade a distância crescente tendo sido nos últimos dez anos, porém com maior exclusão. Além disso, o percentual de alunos provenientes de escolas públicas que ingressam na educação superior também é crescente, por outro lado esses estudantes apresentam maior exclusão no ano inicial de ingresso. Concluiu-se que, conforme atesta a literatura, conquanto tenha ocorrido a alteração do perfil universitário brasileiro, que passou a contar com maior participação de pretos, pardos, indígenas, mulheres e deficientes, algumas diferenças/desigualdades foram mantidas ou, por vezes, aprofundadas, como a estratificação horizontal e o maior acesso a instituições menos prestigiadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educação superiorpt_BR
dc.subjectInclusão e exclusão na educação superiorpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Política governamentalpt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Democratização da educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Inclusão socialpt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estado - Tesept_BR
dc.titleEducação superior no Brasil: a coetaneidade entre processos de inclusão e exclusãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Mestrado_Luciana_Gotelipe__.pdf3.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.