Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50447
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Inserção da enfermagem obstétrica na assistência ao parto e nascimento no HCU/UFU: ênfase no Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia no Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia como estratégia de otimização de recursos e humanização da assistência
Autor(es): Silvia Regina dos Santos
primer Tutor: Helena Borges Martins da Silva Paro
Resumen: INTRODUÇÃO: O acolhimento está relacionado com a humanização do atendimento e pressupõe a garantia de acesso a todas as mulheres no seu estado gravídico puerperal, através de escuta, identificação de problemas e intervenção resolutiva. O Acolhimento com Classificação de Risco em Obstetrícia exige do enfermeiro comprometimento e pensamento crítico, além de conhecimento cientifico. OBJETIVO: Implantar o Acolhimento com Classificação de Risco - ACCR em Obstetrícia no Setor de Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia HCU/UFU, com vistas na redução do tempo de espera da mulher para o atendimento e priorização do atendimento obstétrico de acordo com o grau de risco definido por protocolo. Garantir um atendimento humanizado mediante a escuta qualificada da mulher no ciclo gravídico puerperal que busca os serviços de emergência obstétrica. MÉTODO: Trata de um projeto de intervenção que abordou a implantação do ACCR em obstetrícia no setor de Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia - PSGO do HCU-UFU. A triagem é realizada de acordo com o Manual de ACCR em obstetrícia do Ministério da Saúde de 2017. A implantação aconteceu após várias reuniões com os gestores e diretores do HCU-UFU, sendo o grande desafio durante o processo à articulação dos gestores para estabelecer os critérios de referência e contra referências para os casos de atendimentos não prioritários. Neste contexto, outro desafio encontrado se refere a objeção de toda equipe quanto a mudança do ACCR em obstetrícia para o setor, sendo necessário rodas de conversas com o intuído de esclarecimento e envolvimento de todos, enfim em parceria com o a Secretária de Saúde o treinamento dos enfermeiros sobre a classificação em obstetrícia, utilizamos alguns protocolos direcionadores com objetivo de nortear as tomadas de decisões nos atendimentos de urgência e emergência obstétrica. CONCLUSÃO: A implantação do ACCR possibilitou priorizar os atendimentos as gestantes que apresentaram quadros mais graves e necessitaram de atendimento imediato. Permitiu também identificar casos que poderiam aguardar pelo atendimento. Além disso, os enfermeiros conseguiram desenvolver maior habilidade técnica e científica e identificamos redução no tempo de espera para o acolhimento e atendimento médico culminando em maior resolutividade no atendimento imediato da gestante de forma holística e humanizada.
Asunto: Cuidados de Enfermagem
Enfermagem obstétrica
Gravidez de Alto Risco
Dissertação acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50447
Fecha del documento: 4-dic-2017
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha / EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PI_ACCR em obstetricia_SILVIA - PRONTO.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.