Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50481
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso da rede social facebook para o marketing: o caso da Amicci Moda
Autor(es): Thaiza Salgado da Cruz
Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade
Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Resumo: Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados.
Abstract: This study examined the use of Facebook in marketing strategy of a female fashion store in order constructs: relationship, marketing communications and brand. The object of study was the Facebook page of Amicci fashion brand, located in Belo Horizonte, Minas Gerais. We conducted a qualitative and exploratory study. Data collection took place from interviews with the owner of Amicci and seven users of Facebook who "like" the brand page and interact with it’s content. The weekly observation and subsequent analysis of the store page served as a counterpoint to the interviews. Among the features observed, we highlight the positive and proactive attitude of Amicci relationship with their consumers in the Facebook environment and the importance of social networking for advertising word-of-mouth Store. Additionally, the survey found that the image and brand positioning passed throughits Facebook page are consistent with their reality. This demonstrates that the goals of Amicci's Facebook communication strategy are achieved.
Assunto: Marketing de relacionamento
Redes sociais
Facebook (Rede social on-line)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5892/ruvrd.v15i2.4247
URI: http://hdl.handle.net/1843/50481
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4247/3212
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.