Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silvania Sousa do Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8112771055918724pt_BR
dc.creatorLuciana Zenha Cordeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7646424931708104pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T12:05:42Z-
dc.date.available2023-02-28T12:05:42Z-
dc.date.issued2013-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50483-
dc.description.resumoO papel da informação é determinante para a formação e possível mudança de valores e condutas, porém sabe-se que apenas ter acesso e mobilizar determinados pacotes informacionais não garante que posturas desejadas socialmente concretizem-se como rotina para as pessoas integradas à sociedade. Nas redes sociais colaborativas, faz-se necessário conhecer as dimensões comunicativas/informacionais e os saberes que envolvem a aplicação das muitas ações que apresentam conhecimentos científicos para educar e desencadear mudanças de conduta da população. Este estudo objetiva analisar tais ações e permitir descrever e identificar as trocas discursivas predominantes no fluxo de informação sobre a dengue nas redes e mídias sociais na web. WWW (World Wide Web). A pesquisa apresenta três análises — multimodal, lexical e redes — para compreender e desenvolver uma análise do habitat digital com foco em apresentar as trocas discursivas entre as personagens, cenários, espaços e tempos de composição dos ambientes e interfaces de redes ocorridas em relação à tag, hashtag e ao meme dengue. Os dados foram coletados por meio de observação virtual e foi realizada uma análise qualitativa com recorte temporal dos grupos temáticos no Facebook e Twitter. As redes se configuraram como centralizadas e randômicas, os saberes trocados se concentraram em diagnósticos, sintomas e formas de tratamento da doença e a multimodalidade contribuiu para uma troca de reificação dos saberes dos grupos observados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectWebpt_BR
dc.subjectObjetos multimidiáticospt_BR
dc.subjectDenguept_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConexão entre pessoaspt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.titleSaberes na web: trocas discursivas sobre dengue nas redes sociais onlinept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Luciana Zenha 2013 VERSAO FINAL revisada.pdf8.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons