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http://hdl.handle.net/1843/50483
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Silvania Sousa do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8112771055918724 | pt_BR |
dc.creator | Luciana Zenha Cordeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7646424931708104 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T12:05:42Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T12:05:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50483 | - |
dc.description.resumo | O papel da informação é determinante para a formação e possível mudança de valores e condutas, porém sabe-se que apenas ter acesso e mobilizar determinados pacotes informacionais não garante que posturas desejadas socialmente concretizem-se como rotina para as pessoas integradas à sociedade. Nas redes sociais colaborativas, faz-se necessário conhecer as dimensões comunicativas/informacionais e os saberes que envolvem a aplicação das muitas ações que apresentam conhecimentos científicos para educar e desencadear mudanças de conduta da população. Este estudo objetiva analisar tais ações e permitir descrever e identificar as trocas discursivas predominantes no fluxo de informação sobre a dengue nas redes e mídias sociais na web. WWW (World Wide Web). A pesquisa apresenta três análises — multimodal, lexical e redes — para compreender e desenvolver uma análise do habitat digital com foco em apresentar as trocas discursivas entre as personagens, cenários, espaços e tempos de composição dos ambientes e interfaces de redes ocorridas em relação à tag, hashtag e ao meme dengue. Os dados foram coletados por meio de observação virtual e foi realizada uma análise qualitativa com recorte temporal dos grupos temáticos no Facebook e Twitter. As redes se configuraram como centralizadas e randômicas, os saberes trocados se concentraram em diagnósticos, sintomas e formas de tratamento da doença e a multimodalidade contribuiu para uma troca de reificação dos saberes dos grupos observados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Web | pt_BR |
dc.subject | Objetos multimidiáticos | pt_BR |
dc.subject | Dengue | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Digital | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Conexão entre pessoas | pt_BR |
dc.subject | Saberes | pt_BR |
dc.title | Saberes na web: trocas discursivas sobre dengue nas redes sociais online | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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TESE Luciana Zenha 2013 VERSAO FINAL revisada.pdf | 8.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
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