Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50513
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Pearltrees in Nutrition: criando uma Curadoria Digital para o TCC
Título(s) alternativo(s): Pearltrees in Nutrition: creating a Digital Curation for a Term Paper
Autor(es): Karlucy Farias de Sousa
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira Silva
Primeiro membro da banca : Adriane Terezinha Sartori
Segundo membro da banca: Ana Elisa Costa Novais
Resumo: Este trabalho foi idealizado a partir da constatação que a maioria dos alunos não reconhece a importância de saber inglês nos dias atuais, nem conseguem visualizar a relação dessa disciplina com as demais do currículo. Uma tentativa de alterar essa situação seria através da apresentação de um uso imediato e próximo à realidade dos discentes para a disciplina. Diante do exposto, um projeto didático foi idealizado, considerando as particularidades da disciplina de Inglês Instrumental no Curso de Bacharelado em Nutrição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte. Destarte, o objetivo deste trabalho foi propor a criação de um portfólio na ferramenta Pearltrees (https://www.pearltrees.com/) com esses alunos durante a disciplina, para que eles selecionem textos em língua inglesa que os ajudarão na construção da seção de Fundamentação Teórica do Trabalho de Conclusão de Curso deles. A identificação de novos caminhos para o ensino e para a aprendizagem de língua inglesa é defendida sob a ótica de pesquisadores como Leffa (2012) e Rojo (2015). A metodologia consistiu na descrição detalhada da implementação dessa proposta didática. Espera-se que os alunos sejam capazes de utilizar apropriadamente a ferramenta e de reconhecer o papel da língua inglesa como uma aliada no acesso a pesquisas desenvolvidas em várias partes do globo.
Abstract: This work was proposed due to the fact that most students do not recognize the importance of knowing English nowadays, nor can they envision the relationship between this academic subject and the others in the syllabus. An attempt to change this situation would be through the presentation of an immediate use for the language that is close to the students' reality. Therefore, a didactic project was designed, considering the particularities of the academic subject of English for Specific Purposes in the Bachelor's Degree Course in Nutrition at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, Limoeiro do Norte Campus. Thus, the goal of this work was to propose the creation of a portfolio in Pearltrees (https://www.pearltrees.com/) with these students during one semester, so that they select texts in English that will help them in the construction of the Literature Review section of their Term Paper. The identification of new paths for English language teaching and learning is advocated from the perspective of researchers such as Leffa (2012) and Rojo (2015). The methodology consisted of a detailed description of the implementation of this didactic proposal. It is expected that students will be able to use the tool appropriately and to recognize the role of the English language as an ally in the access to research which is being developed in several parts of the world.
Assunto: Línguas - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50513
Data do documento: 21-Jan-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Karlucy_Farias_de_Sousa.pdf6.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons