Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50597
Tipo: | Tese |
Título: | “Mitolinguagem” como Forma do Saber em Darcy Ribeiro |
Autor(es): | Bianka de Andrade Silva |
primer Tutor: | Georg Otte |
primer miembro del tribunal : | Aline Magalhães Pinto |
Segundo miembro del tribunal: | Bruna Fontes Ferraz |
Tercer miembro del tribunal: | Eduardo Horta Nassif Veras |
Cuarto miembro del tribunal: | Rafael Lovisi Prado |
Resumen: | Tornaram-se comuns, a partir do final do século XIX, a reativação dos saberes míticos e a consequente revalorização da forma de pensar que os pressupõe. Ao longo do século XX, apesar de ainda conviver com esforços demitologizantes, foi ficando difícil sustentar a validade da dicotomia entre mito e logos, bem como a afirmação deste em nome da superação daquele. Diante desse fenômeno de emancipação pelo qual passou o pensamento mítico, que se opõe e denuncia a suposta emancipação do homem através da razão cartesiana, pensadores como Lévi-Strauss, Eduardo Viveiros de Castro e Darcy Ribeiro valorizam os mitos indígenas, enquanto outros, como Walter Benjamin e Roger Caillois, descortinam novos mitos por trás de uma civilização sob o holofote da razão. Como exemplo dessa ascensão remitologizante, daremos foco ao próprio Darcy Ribeiro, estudioso dos povos indígenas brasileiros e uma das fontes de pesquisa de Lévi-Strauss, bem como importante problematizador dos estragos causados pelo (pós-) colonialismo com seus princípios exploratório e logocêntrico. No contexto desses novos mitos e a partir sobretudo das contribuições de Ernst Cassirer, Hans Blumenberg e os próprios Roger Caillois e Lévi-Strauss, é que propomos a noção de “mitolinguagem”. |
Abstract: | From the end of the 19th century, the reactivation of mythical knowledge and the consequent revaluation of the form of thinking became common. Throughout the 20th century, it became difficult to sustain the theory of the dichotomy between myth and logos, besides its statement in the name of overcoming it, despite the demythologizing efforts. Therefore, faced with this phenomenon of emancipation through the mythical thought passed, which opposes and denounces the supposed autonomy of man through Cartesian reason, some thinkers such as Lévi-Strauss, Eduardo Viveiros de Castro, and Darcy Ribeiro value indigenous myths, whereas others, such as Walter Benjamin and Roger Caillois, uncover new civilization myths under the spotlight of reason. To explain the remythologizing ascension, we will focus on Darcy Ribeiro, a studious of the Brazilian indigenous population, and one of Lévi-Strauss's research sources, known as a distinguished voice of the damage caused by (post-) colonialism with its exploratory and logocentric principles. In the context of these new myths and based mainly on the contributions of Ernst Cassirer, Hans Blumenberg, Roger Caillois, and Lévi-Strauss, we propose the notion of “mytholanguage”. |
Asunto: | Ribeiro, Darcy, 1922-1997. – Crítica e interpretação Literatura brasileira – História e crítica Mito na literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50597 |
Fecha del documento: | 15-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mitolinguagem como Forma do Saber em Darcy Ribeiro.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons